/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, agosto 29, 2006

Pra que facilitar...




Reportagens de Bolso (1)
(Reportagem de Roberto Ianelli Kirsten – Plano, TX)
“Pra que facilitar se da pra complicar”

Nas minhas viagens dentro ou fora do Brasil, além dos pontos altos que chamam a atenção do viajante, também tenho observado com interesse algumas medidas que embora pareçam irrelevantes, na verdade acabariam minorando o sofrimento das pessoas. Apenas como citação, a cidade de Curitiba, tão perto de nós está cheia de pequenos bons exemplos. Este é o objetivo desta matéria, respeitar as grandes medidas, mas destacar as menores, que com baixo, ou sem nenhum custo, só dependem da boa vontade dos administradores, desde que desejassem minorar as dificuldades que nós brasileiros enfrentamos, e não lembrarem só do povo na época das eleições e quando nos subtraem com impostos, quatro meses do ano do nosso minguado e suado salário.
Num passado não tão distante, nós brasileiros éramos chamados pejorativamente por alguns povos estrangeiros de “macaquitos”, porque eles achavam que nós, só tentávamos emita-los e porque exportamos muita banana. Eu refleti sobre esses assuntos, e cheguei a conclusão que essa pecha fica bem nos nossos políticos (com raras exceções), porque são eles que vivem imitando os países do primeiro mundo naquilo que eles têm de mais hediondo, que atende e bem a nossa voraz máquina burocrática. Infelizmente o bom exemplo desses países, e são inúmeros, não rendem nada para os seus caça-níqueis.
Aproveitando a minha recente viagem aos EUA realizei importantes reportagens, mas não deixei de lado os pequenos exemplos que se aplicados aqui poderiam facilitar em muito a nossa vida cheia de sofrimentos, como pretende mostrar esta primeira matéria da série:
Este garoto, todos os dias vai a esta caixa do correio que fica no jardim de sua casa para recolher correspondências que chegam para a sua família, ou para postar cartas já seladas que se destinam para dentro dos EUA ou para o exterior. Vejam como é simples. O mesmo funcionário que leva as cartas, também as recolhe e tudo a um custo zero para os correios.
No Brasil das dificuldades, se você precisar postar uma carta é obrigado a se dirigir a um posto dos correios. Se você mora numa cidade como Amparo o transtorno não tão grande, como os que moram em cidades grandes como São Paulo, Campinas, Rio, etc.
Infelizmente no Brasil da contramão, o lema é: Pra que facilitar se dá pra complicar

2 comentários:

  1. Muito boa a materia. No entanto o servico de leva e traz do correio nao tem custo zero como voce indicou. Ha um custo de entrega, claro. Mas o recolhimento das correspondecias que estao pra sair nao representam custo adicional algum ao correio.

    ResponderExcluir
  2. O pior de tudo é ainda ter que repartir a fila dos Correios com os compradores de tele-senas e outras loterias deste imenso cassino chamado Brasil!

    Lincoln
    Santiago - Chile

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */