/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, setembro 16, 2006

Concorde e a era supersônica fazem o último pouso

..."E o céu perde a elegância do vôo do seu mais lindo pássaro."

Quando este Concorde aterrissou pela última vez em 2003, deixou um rastro de saudade e beleza para trás: "Nunca um objeto tão bonito foi desenhado e construido pelo homem". O menor tempo de vôo que o Concorde registrou entre Nova York e Londres foi de 2h52. Entre Paris e Rio de Janeiro, 5h50. Hoje um Boeing-777 faz essa mesma ligação em 12 horas, em média.

No dia 2 de março de 1969, fazia o seu primeiro vôo o legítimo supresônico, batizado de Concorde. "E o grande pássaro voa mesmo!", disse o piloto de testes. "E que pássaro!" Com o bico virado para baixo, para permitir visão da pista, o reluzente Concorde ganhou os céus em Toulouse na França. Subiu rapidamente impulsionado por quatro motores Rolls-Royce. Depois de 28 minutos, o avião triangular aterrissou suavemente.
Em 21 de janeiro de 1976, a British Airways e a Air France realizaram ao mesmo tempo o primeiro vôo comercial do Concorde. O avião francês voou de Paris ao Rio de Janeiro, com escala em Dakar (África) e o britânico o fez de Londres a Bahrein no (Golfo Pérsico). O destino seguinte foi Washington (24/5/76) seguido pela cidade de Nova York (21/11/77).

"A ficção nas telas dos cinemas"
O filme Sabrina dirigido por Sidney Pollack, mostrou nas telas do mundo, que também é possível ressalatar a performance e a qualidade técnica de uma aeronave sem se apelar para o terror. No filme, o novaiorquino multimilionário Linus Larrabee (Harrison Ford) precisa chegar a Paris antes de Sabrina (Júlia Osmond). Claro, viaja de Concorde e conquista a moça que havia embarcado 4 horas antes, num avião subsônico.

"A fatalidade nas machetes dos jornais"
As duas empresas que operavam o Concorde, a British Airways e a Air France, aposentaram o Concorde, alegando a baixa demanda de passageiros e os altos custos de manunteção. Na verdade a demanda nunca mais se recuperou do impacto do primero e unico acidente sofrido por um Concorde ao longo de aproximadamente 30 anos, quando no verão de 2000, em Paris, 113 pessoas morreram.

O que é velocidade supersônica?
Designa-se por supersônica, qualquer velocidade acima da velocidade do som, que é aproximadamente 343 m/s,ou 761 mph, ou 1.225 km/h ao nível das águas do mar. Muitos caças são supersônicos.O Concorde foi um avião civil supersônico, de transporte de passageiros. Porém, desde o seu último vôo em 26 de novembro de 2003,deixaram de existir.

Um comentário:

  1. Este aviao vai deixar saudades ate mesmo naqueles que nunca colocaram um pe' nele.

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */