/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, setembro 23, 2006

Este mês a televisão no Brasil completa 56 anos

Neste mês de setembro, a televisão no Brasil completa 56 anos. Oficialmente no dia 19 de setembro de de 1950, foi inaugurada em São Paulo, a PRF 3 TV Tupi, primeira emissora da América Latina, e quarta do mundo, depois dos EUA, Inglaterra e França.
"Senhoras e Senhores, telespectadores, boa noite. A PRF 3 TV Tupi, Emissora Associada de São Paulo, orgulhosamente apresenta, o primeiro programa de televisão da América Latina". Com esta frase, a atriz Iara Lins abriu a transmissão que inugurava a TV Tupi, às 22h, do dia19 de setembro de 1950. A improvisação marcou a solenidade, pois uma das câmeras não funcionou. Apesar da sugestão de adiar a estréia para o dia seguinte, o programa foi ao ar com uma hora de atraso, tendo Homero Silva como o primeiro apresentador da história da nossa televisão. Participaram da transmissão Mazzaroppi, em número cômico; Lolita Rodrigues cantando o "Hino da televisão"; Walter Forster, Lima Duarte e vários outros atores de teatro, jornalistas, autoridades e políticos. O primeiro rosto a aparecer num programa de TV, foi o de Homero Silva, que por força de profissão, foi meu diretor na Rádio Cultura de São Paulo, e nos tornamos grandes amigos. Quando me transferi para a TV Cultura, tive como colega e amigo Mário Fanucchi autor do primero símbolo da nossa TV o "Indio Curumim", destaque nesta matéria.
Os principais registros da nossa TV em mais de meio século:

*Em 19/9/1950, é inaugurada a primeira televisão no Brasil.
*Em 21/4/1960, a TV brasileira recebe o videoteipe, que a torna mais eclética.
*Em 1970, é transmitida (ao vivo), a "Copa do México" para o Brasil.
*Em 3/3/1972, é realizada a primeira transmissão em cores na TV brasileira.
A TV Difusora, de Porto Alegre, transmite a "Festa da Uva" de Caxias do Sul.
*Em 24/1/1973, a novela "O Bem Amado", de Dias Gomes, estréia na Rede Globo. Foi a primeira novela em cores transmitida no Brasil.
* Em 1998, é inaugurada em Barueri (SP) a TV Alphaville, a primeira a usar sistema a cabo em nosso país.
*Em breve teremos a TV digital que poderá ser sintonizada num aparelho de telefonia celular.


Nestes 56 anos de existência, além de mudar os hábitos das pessoas, a televisão apresentou grande evolução técnica, principalmente, quando trouxe o mundo para nossas casas. Como esta partida do Brasil nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */