/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, setembro 18, 2006

A inauguração do Circo Sdruws

Além de jornalista e radialista, fui pioneiro numa rara atividade: Animador de shows em navios. Iniciei essa carreira no navio de passageiros “Rosa da Fonseca”. A CNNC – Companhia Nacional de Navegação Costeira, contava ainda com mais três navios: Anna Néry, Princesa Leopoldina e Princesa Isabel.
Em 1966, já mais experiente fiz parte de uma grande equipe, naquela que foi a primeira e única excursão de um navio brasileiro à Europa. Viajei com grandes nomes artísticos da época. A cada tempo, mesclando este Blog, vou contando muitos caos que guardei na memória, ouvidos nas várias apresentações que fiz. Como estamos vivendo um período pré-eleitoral começo com esse caso, que Juca Chaves contou num de seus shows, em pleno alto mar:
Nesta(foto) a bordo do navio "Anna Nery, a partir da esq. Anselmo Duarte, Juca Chaves, cumprimentando a cantora Roberta, enquanto eu riu da sua irreverência.

Juca Chaves, um sujeito exótico, nos contou que devido à falta de teatros no Brasil, tinha encontrado uma solução inovadora para apresentar seus espetáculos. Montou um circo, e lhe deu o nome de Sdruws. A cidade escolhida foi o Rio de Janeiro, para isso, contou com a boa vontade da Prefeitura Carioca que lhe cedeu um terreno para instalar o tal circo, e apresentar o seu vitorioso show: “Menestrel Maldito”. Só depois do circo já montado é que se percebeu que o terreno ficava bem na frente de uma grande perigosa favela. Como fazia habitualmente nas estréias, ele só convidava a nata da sociedade. Os tais formadores de opinião!
Para essa inauguração, convidou socialites, jornalistas e os mais renomados políticos da Nação. O dia da estréia estava chegando, quando um dos seus amigos mais íntimos o procurou para dizer: “Pô, Juquinha, vejo que você pirou de vez. Além de ter montado um circo dentro de uma favela perigosa, ainda convida a nata da sociedade para ser roubada por essa gente, e no espetáculo de estréia? E a repercussão dessa insanidade? Você já parou para pensar no negócio do roubo?”.
No dia seguinte, Juca resolveu reunir os líderes da favela, no próprio circo para lhes falar com toda franqueza:depois de dar um soco na mesa foi direto ao assunto: "Vim aqui para saber como vai ficar o negócio do roubo?" - Uma mulher baixinha, morena (líder da favela)foi logo respondendo com mais firmeza ainda: "Olha aqui seu Juca, nós entendemos a sua preocupação e lhe agradecemos pela sinceridade, mas pode o senhor ficar tranqüilo, porque a nossa comunidade já se garantiu, e pediu proteção à Polícia!"

3 comentários:

  1. Muito bôa, A pura verdade........

    ResponderExcluir
  2. 1966, que tempo bom. Hole já não se pode pedir proteção à Polícia! Ou pode?

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro desta!! Ele também contou em seu LP "Juca Chaves Ao Vivo" de '71. Super!

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */