/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

domingo, setembro 10, 2006

Marina nome de Estrela do Mar


Dizem que os menos apressados são mais sensíveis, e com o tempo acabam conversando e entendendo a natureza, da qual todos fazem parte.
O compositor, cantor e violinista Dorival Caymmi, certamente é um deles. Baiano, sossegado, inteligente e muito sensível, deve ter interpretado muitos sons vindos do mar e dos coqueiros que assoviam embalados pelo vento. Como é repousante e harmoniosa a sinfonia da natureza.
Por isso, sua primeira canção que aconteceu em 1938, não poderia ter outro nome que não fosse: “O mar”. Desde então, o mar e os coqueirais continuaram lhe inspirando e lhe ditando coisas simples, porém muito belas, e não estaríamos exagerando se chamássemos Caymmi, de o “Pintor da Canção”, porque quando as ouvimos, é como se estivéssemos nas praias da Bahia emolduradas de coqueiros. Vieram em seqüência: “A jangada voltou só”, “Itapoã”, “Navio Negreiro”, “O bem do mar”, “A lenda do Abaeté”, “Rainha do mar” e muitas outras. Só mesmo quem tem intimidade com o mar, poderia fazer esta afirmação: “É doce morrer no mar...”
Sem esquecer o mar baiano, as areias brancas do Abaeté, e os coqueirais das praias de Amaralina e Itapoã, Caymmi, enveredou por outros temas musicais, como “Acalanto”, “A preta do Acarajé”, “Nem Eu”, “Nunca mais”, “Você não sabe amar”, e deu uma fugidinha até Recife, para compor “Dora”, cujo começo da letra é este: “Dora rainha do frevo e do Maracatu, ninguém requebra e dança melhor do que Tu. Te conheci do recife dos rios cortados de pontes...”
Hoje com 92 anos, Dorival Caymmi continua na sua preguiçosa Bahia, e confessa com muita humildade que não compôs nem 100 músicas, e conta que: "Numa certa tarde, estava na praia quando apareceu uma bela e jovem Estrela do Mar, perguntei-lhe o seu nome", e ela respondeu:"Como nasci no MAR, e sou uma menina estrela, Rei Netuno, achou que com a junção de MAR com MenINA, me batizou com o nome de MARINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */