/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, setembro 25, 2006

Um pouco do grande São Paulo F.C.

Torcida do São Paulo jamais será a maior no seu próprio Estádio!

O futebol gera grandes paixões. Acredito que quando os sãopaulinos lerem este titulo certamente vão pensar que tem por objetivo desqualificar o São Paulo. Porém, se continuarem a leitura, vão perceber que o nosso objetivo. é a de inaltecer o clube que eu conheci na minha juventude, e que possuia apenas um simples gramado para realizar seus treinamentos no bairro do Canindé, onde hoje a Portuguesa tem o seu estádio, e que acabou se transformando num dos mais importandes clubes do futebol mundial. E o Cícero Pompeu de Toledo, no Morumbi, é considerado ainda, o maior estádio particular do mundo!

Em 1977, não vi o Corinthians campeão, fazendo comentários pela Rádio Serra Negra, no 2º jogo da fase decisiva entre o alvi-negro e a Ponte Preta. No 1 º jogo disputado na 4ª feira, o Corinthians já havia vencido por 1 a 0. No domingo, com certeza, mesmo para os torcedores de outros clubes, o Corinthians estaria quebrando um incômodo jejum, que já havia 23 anos. Fiz parte do maior público que o Estádio do Morumbi, recebeu em definivo em sua gloriosa história. Faço essa afirmativa baseando-me na decisão do Contru - Departamento de Controle do Uso de Imóveis Paulistano, que limitou em 80 mil torcedores a ocupação máxima do estádio. Frustração para os são-paulinos que jamais poderão superar essa marca recorde, de 150 mil torcedores, alcançada pela torcida do arqui-rival Corinthians, que esperava ser campeão paulista num jogo de recorde de público, mas esqueceu que a Macaca tinha um grande time e virou o jogo: 2 a 1, adiando a decisão para 4ª quarta-feira, quando o Corinthians diante de um público menor, ao derrotar o rival alcançou o titulo.

Para à torcida do São Paulo, esse é apenas um dado estatístico, o que conta mesmo foram suas grandes conquistas: Optou, mesmo sendo alvo de chacota por ter ficado toda a década de 60, sem conquistar um único título, em atingir um outro objetivo, ou seja o de construir a sua casa própria, o Morumbi, considerado o maior estádio particular do mundo!
A conquista do Paulista em 1957 – em cima do rival Corinthians –, comandado pelo veterano Zizinho, foi à última, antes de um passo de gigante que o Tricolor daria: a construção do estádio do Morumbi, feito que nenhum outro clube brasileiro ousou realizar nas mesmas dimensões. Quase todos os recursos financeiros para o clube eram consumidos na construção do sonho. Títulos e estrelas rarearam, mas ferro e sacos de cimento não.
Em 1970, estava concluída a construção do gigante de concreto, que ganhou o nome do presidente Cícero Pompeu de Toledo. Com o estádio pronto, craques e títulos voltaram. Com isso, o clube que era chamado de "o mais querido da cidade" foi se espandindo ao vencer importantes títulos, não só no Brasil, mas também nas Américas e no mundo, e a cada título vai conquistando novos torcedores, ultrapassando os limites do "slogan" para se transformar num clube de prestígio internacional, e contar atualmente com uma das maiores torcidas do Brasil.

Um comentário:

  1. è isso ai, mas vc como um Santista
    apaixonado sabe reconhecer o valor do São Paulo quanto ao estádio, e eu como corintiano fico a ver navios pois nao temos ainda um estádio decente.só temos mesmo o recorde. foi uma pena o São Paulo ontem perder do chiqeiro.rsrsrsrs, mas foi bom pra vc.

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */