/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, outubro 17, 2006

CONHECIMENTO (Nossa Galáxia)

Os mistérios do espaço... Os principais elementos celestes que orbitam em torno do Sol são os oito planetas principais cujas dimensões vão do gigante de gás Júpiter até ao pequeno e rochoso Mercúrio, com um menos da metade do tamanho da Terra.
Até Agosto de 2006, quando a União Astronômica Internacional alterou a definição oficial do termo «planeta», Plutão era considerado o 9º planeta do sistema solar. Hoje é considerado um planeta anão.
Próximos do Sol encontram-se os quatro planetas telúricos que são compostos de rochas e silicatos, são eles Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Depois da órbita de Marte encontram-se quatro planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno), que são uma espécie de planetas colossais que se podem dividir em dois subgrupos: Júpiter-Saturno e Urano-Neptuno.
Mercúrio é o mais próximo do Sol, a uma distância de apenas 57,9 milhões de quilómetros, enquanto Neptuno está a cerca de 4500 milhões de quilómetros.
Os planetas do sistema solar são os oito astros que tradicionalmente são conhecidos como tal: Mercúrio (☿), Vénus (♀), Terra (♁), Marte (♂), Júpiter (♃), Saturno (♄), Urano (♅) e Neptuno (♆). Todos os planetas têm nomes de deuses e deusas da mitologia greco-romana.
A contemplação do Sol e de outros astros é uma retrospectiva através de um túnel do tempo. O que da Terra se observa dos vários corpos celestes não corresponde à sua realidade do momento, mas reporta-se à altura em que os raios luminosos que chegam a Terra os deixaram.
A luz, propagando-se à velocidade de 300.000 km/s. (mais de 100 milhões de quilometros por hora), demora 8 minutos a percorrer a distância que separa o Sol da Terra. Proporcionalmente, da estrela que se encontra mais próxima do sistema solar a que a Terra pertence, a próxima Centaurus, recebemos uma imagem que não corresponde à sua realidade atual, mas ao que o astro era há 4,25 anos-luz (1 ano-luz, a distância percorida pela luz num ano, é de 9.385.113 milhões de quilômetros) Um exemplo mais claro: Chegam à Terra luzes de astros muitos distantes que já não existem há milhões anos, cuja luz viaja pelo espaço, sem que se possa calcular por quanto tempo ainda. Comparada a imensidão do espaço, o nosso Sistema Solar, é uma mancha minúscula na espiral imensa, com 100 milhões de ano-luz de diâmetro, conhecida pelo nome de galáxia.

2 comentários:

  1. Muito bom esse artigo. Assunto sobre o "espaco" e' sempre fascinante e atemporal. Uma piadinha pra alegrar o dia....andam dizendo por ai que foi so' um astronauta brasileiro ir pro espaco pra sumir um planeta do nosso sistema solar.... Nossa fama e' fogo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. there are 8 planets in the world

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */