/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, outubro 11, 2006

PIONEIRISMO

Centenário do 1º vôo de um aparelho mais pesado que o ar

No dia 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, tornou-se o primeiro aeronauta do mundo a levantar vôo do solo, sem ajuda externa, com uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis. Esse vôo histórico foi realizado no campo Bagatelle, em Paris com um avião motor a gasolina de 50 cavalos-força. Começou a deslizar pelo solo às 16h45, percorreu cerca de 200 metros e levantou vôo sozinho. Dumont manteve o 14-Bis no ar por uma distância de 60 metros a cerca de três metros de altura e pousou a aeronvave tranquüilamente. A multidão carregou o brasileiro em triunfo.

Depois desse feito, tendo uma multidão como testemunha, os irmãos Orville e Wilber inventores de Dayton, Ohio, EUA, passaram a reivindicar esse pioneirismo. Na verdade, há pessoas que mesmo defendendo o brasileiro, concluíram, que os norte-americanos, realmente voaram num aparelho mais pesado que o ar, em 1903, antes de Santos Dumont. E chegaram a conclusões muito importantes. A primeira é que em 1903, o cientista americano Simon Newcomb, publicou um trabalho provando que os vôos a motor eram impossíveis. E, a outra, que as decolagens eram feitas com a ajuda de impulso, uso de catapulta, um engenho de guerra
com o qual se lançavam projéteis a grande distância e altura, ao contrário de Dumont que decolou e pousou com o uso do motor da aeronave apenas Um outro ponto positivo para o feito de Santos Dumont. Os Wright apesar de alegarem que voavam desde 1903, sempre se recusaram a ir a França para demonstrar seu invento, apesar, de várias vezes serem convidados pelo Aeroclube de Paris.

São José dos Campos comemora o grande evento
Para comemorar tão importante feito no Alberto Santos Dumont, a Prefeitura de São José dos Campos em parceria com o Centro Técnico de Aeronáutica - CTA, criaram o projeto "A cidade que voa". Entre os eventos programados, está a realização de uma exposição aeroespcial, nos dias 14 e 15 deste mês, nos hangares do CTA, com shows musicais e acobacias aéreas com a presença da "Esquadrilha da Fumaça, e uma exposição estática que vai reunir mais de 70 aeronaves, entre as quais, uma réplica fiel do 14-Bis. Os portões do CTA estarão abertos ao público nos dias 14 e 15. Aproveite o fim de semana e vá comemorar com os seus filhos essa data tão importante para o Brasil!
Atenção: A partir do próximo dia 19, e em todas as 5as.feiras, estaremos contando a história das 18 Copas Mundiais, disputadas de 1930 a 2006.

Um comentário:

  1. Oi seu Roberto, quem esta escrevendo é o Alex irmão da Camila, muito legal o seu blogge, parabens pela dedicação, como sou fan de futebol eu quero ver a história da copa que eu ja conheço um pouco.......um abraço

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */