/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, outubro 12, 2006

SAÚDE (Caminhadas)

Acabe com a vida sedentária e ganhe saúde

É claro que nem sempre encontramos nas cidades onde moramos, lugares
paradisíacos como este, para praticarmos às nossas caminhadas. Este é o parque de Caxambu, com alamedas circundadas por árvores, como estas. Aliás, as estâncias mineiras primam por parques que foram planejados para propiciar bem estar aos seus frequëntadores. Já as nossas estâncias privilegiam as praças, apenas contemplativas
.
Tudo bem com essa imagem, que é um convite às caminhadas, mas que nem a falta dela, nem a de tempo, possam servir de pretexto para você não começar amanhã mesmo os seus 10 mil passos. O que vem a ser isso, mais um aumento?
Não! Nada disso: 10 mil passos, é tudo o que você precisa caminhar diariamente para acabar com a vida sedentária, revelam os cientistas japoneses. Os números podem assuntar mas, somando o que caminhamos durante todo o dia para chegar aos lugares ou realizar as mais diversas tarefas, esse valor pode ser até ultrapassado. Cerca de 8 km são equivalentes a 10 mil passos. Felix Albuquerque Drummond, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), revela que um adulto caminha 110 passos por minuto, em média, a uma velocidade de 4,8 km/h. Em 30 minutos, por exemplo, é possível completar 3.300 passos. Existe um aparelho que mede e monitora os passos e a distância percorrida: o pedômetro. Alguns modelos trazem informações sobre gasto calórico estimado e tempo. Somando pequenas alterações na rotina diária, como deixar o carro em casa para realizar algumas atividades, o resultado pode ser um estímulo contra o sedentarismo e a favor dos 10 mil passos. "Sempre devemos optar por trocar o carro pelas pernas. Também serve de aquecimento para iniciar uma atividade física com regularidade (30 minutos diários, cinco vezes por semana)", orienta Edmar Santos, cardiologista da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O médico afirma, ainda, que todo o processo que se inicia em nossa mente é que ajuda a transformar a vontade em realização. Outras mudanças simples podem estimular a atividade física e, no fim do dia, somar os 10 mil passos, como, por exemplo:Escolher percursos mais longos para chegar ao mesmo lugar; Levantar para mudar o canal da TV em vez de usar o controle remoto; Evitar o uso dos elevadores ou escadas rolantes e subir pelas escadas comuns; Deixar o carro na garagem e ir a pé até a padaria; Descer do ônibus um ponto antes, e continuar a pé.
Caminhe e abandone o sedentarismo. Os médicos brasileiros confirmam que as vantagens da caminhada vão muito além dos benefícios físicos: melhora a capacidade cardiorrespiratória, diminui as gorduras sanguíneas (colesterol e triglicérides) e a perda óssea, estabiliza os níveis de pressão arterial e glicose no sangue, trabalha a musculatura dos membros inferiores e libera endorfina, substância que proporciona bem-estar e espanta o estresse. Segundo Drummond, o ideal para manter uma boa saúde é realizar atividades físicas de três a cinco vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos, de intensidade moderada. "Alguns estudos demonstraram que a caminhada (exercício aeróbico), realizada por pelo menos 30 minutos, todos os dias e de modo contínuo, protege e estimula o condicionamento cardiorrespiratório, além de ter efeito sobre a musculatura dos membros inferiores", conta Drummond. “Acabe com a vida sedentária e ganhe saúde."
Atenção: A partir do dia 19, e em todas às 5as.feiras, leia aqui, a história dos 18 mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */