/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, novembro 09, 2006

BLOGTUR

MACHU PICHU PODE DESAPARECER DOS ANDES
Hoje o BLOGTUR lança um S.O.S.: As ruínas incas de Machu Pichu no Peru, poderão ser destruídas a qualquer momento por deslizamentos de terra. O alerta foi feito recentemente pela revista científica "New Scientist". De acordo com geólogos japoneses que tem monitorado o local, o declive na parte posterior do sítio arqueológico está recuando cerca de 1 cm por mês." É bastante rápido. Trata-se de um estágio que antecede a um deslizamento ou a um desabamento", afirmou Kyoji Sassa, do Instituto de Pesquisas sobre a Prevenção de Desastres da Universidade de Kyoto. "Não é possível dizer quando ocorreria o deslizamento, mas esse será o próximo foco de nossa pesquisa". Os japoneses dizem acreditar que o deslocamento de terra e rochas poderia destruir Machu Pichu totalmente. Os pesquisadores calculam que poderá haver uma movimentação de terra de até 100 m de profundidade, e estão procurando um meio de preservar as ruínas, que atraem cerca de mil turistas por dia. Algumas edificações já foram danificadas por desabamentos. Sassa verificou que pequenos deslizamentos e distorções no solo já causaram danos às antigas estruturas incas. "Ele explicou ainda que os deslizamentos são comuns no local." Vilarejo de áreas montanhosas são construídos usualmente em áreas de deslizamentos. Somente essas áreas podem oferecer água e solo adequado para cultivo e criações.", disse Sassa.O sítio arqueológico de Machu Pichu situado a 2.500 metros acima do nível do mar, nos Andes peruanos, foi abandonado no século XVI, na época da conquista espanhola, por razões e em circunstâncias ainda ignoradas.
Em 1911, o arqueólogo norte-americano Hiran Binghan "descobriu" o local, tombado em 1983 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura). Não há consenso sobre a finalidade das edificações da área, mas alguns historiadores afirmam que ali existiu um importante centro religioso do império inca. ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE MACHU PICHU: 1- Machu Pichu fica 2.500 metros acima do nível do mar, localizando-se no interior Sudeste do Peru. 2- Acredita-se que suas construções - existem no sítio cerca de 300 habitações
incas e mais de 50 outros tipos de edificações - tenham sido erigidas e habitadas entre os séculos XV e XVI. A área não foi vista pelos colonizadores espanhóis e só foi "descoberta" em 1911, por um arqueólogo da Universidade de Yale (EUA) 3- Ainda se ignora se Machu Pichu foi uma cidade, uma fortaleza ou um palácio. O que levou sua população a deixar o local também é uma incógnita. Escassez de água é uma das hipóteses. 4- As ruínas recebem cerca de mil turistas por dia. O texto acima foi extraído das agências internacionais.
Há um provérbio que diz: "Miséria pouca é bobagem". Se a força da natureza pode acabar com o que restou dessa misteriosa civiliação Inca, temos de respeitá-la, porém, o que nos causa espécie é acabarmos de receber esse tipo de noticia que nos chocou: Machu Picchu corre o risco de perder o status de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, outorgado em 1981, pela Unesco, devido à construção ilegal de uma ponte sobre a via que conduz à cidadela inca, alertou no último dia 7, a ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Mercedes Aráoz. A ministra criticou a prefeita da cidade, Fedia Castro, a quem acusou de "não respeitar as ordens judiciais". O Poder Judiciário ordenou em julho que o projeto fosse interrompido, pois violava as leis de áreas protegidas e de patrimônio cultural. A perda do status de Patrimônio da Humanidade causaria um dano enorme a nosso principal ponto turístico", assinalou Aráoz, afirmando que funcionários da Unesco visitarão o Peru em fevereiro próximo para observar o estado de conservação do lugar. Este ano, Machu Picchu já recebeu 500 mil turistas, 75% deles estrangeiros. "Se não cuidarmos de nosso patrimônio, corremos o risco de perder divisas importantíssimas e o Peru será visto aos olhos do mundo, como um país incapaz de conservar seu patrimônio".

Um comentário:

  1. Es un placer ver en tu blog este sitio histórico de mi país. agradesco por las buenas palabras.

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */