/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, novembro 10, 2006

ESPORTE

Fui o 1º locutor a narrar na TV, o mundial vencido pelo Santos!
Um grande momento de muita saudade na minha feliz passagem pela TV Record, foi o de ter sido o primeiro locutor a narrar pela TV, um filme de cerca de 20 minutos mostrando toda a magia, daquela que foi a mais perfeita atuação do Santos de Pelé & Cia. em todos os tempos! Naquela época, não havia transmissão, por satélite, nem videoteipe. Tudo era filmado e depois levado ao ar. O jogo do Santos foi realizado em 10 de outubro de 1962, no Estádio da Luz, em Lisboa, numa noite de quarta-feira. Não só os torcedores do Benfica queriam assistir à grande decisão, mas todos os esportistas portugueses que conheciam aquela máquina de jogar futebol, que era base da própria seleção brasileira. Ianny Júnior, diretor do programa que eu apresentava, era santista e grande amigo do pessoal. Por isso, acompanhava sempre a delegação do Santos em suas viagens pelo mundo. Foi ele mesmo quem realizou o filme, que só chegou dois dias depois da sua realização, trazido por avião.
Tão logo chegou a TV Record, foi colocado no ar, em primeira mão para o Brasil, no dia 15. (Com a inauguração do vídeo-fone, na recente Guerra no Iraque, avalie o que era primeira mão naquele tempo): O tele-cine rodava o filme e pelo monitor do estúdio (foto) eu acompanhava os lances e os narrava na raça, tudo que o filme tinha de importante, principalmente os belos gols. Nos prrimeiros instantes, o Benfica até que pressionou, mas o Peixe estava numa jornada impecável. O primeiro gol do Santos saiu aos 17` do primeiro tempo assinalado por Pelé, numa co-produção com Coutinho.
Pelé, tabela com Coutinho, da dois dribles em velocidade em Raul e Humberto, e faz este golaço (no gráfico), classificado por ele, como um dos dez gols mais bonitos de sua carreira, pelo Santos e Seleção brasileira, e incluído em 2004, no filme “Pelé Eterno Eterno”. Dez minutos depois, ele já estava dando outro soco no ar, e o primeiro tempo terminou 2 a 0. Os torcedores do Benfica já haviam se conformado e até batiam palmas para as jogadas do Santos. Nos últimos 45 minutos, o time jogou ainda melhor: Zito lançou Pelé, que driblou e passou para Coutinho que, sem vacilar, mandou a bola para dentro do gol. Depois, Pelé fez o quarto, e Pepe, o quinto. O Santos, com 5 a 0 no placar, acalmou-se, e o Benfica fez dois gols nos últimos cinco minutos. Placar: Santos 5 x Benfica 2. E o Santos era o primeiro clube brasileiro a se tornar campeão mundial! Ainda hoje, quando assisto ao filme fico muito emocionado.
Esta foto foi cedida pela edição especial: “Santos um time dos céus“ (abril-98).
Ao alcançar o primeiro titulo mundial, em 16/12/62, o Santos foi classificado pela crônica mundial, o melhor time de todos os tempos, graças a esta autênctica seleção formada por: Gilmar; Mauro e Dalmo; Calvet, Lima e Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé, e Pepe. Para se avaliar a potencialidade desse time, basta lembrar que sete desses jogadores (com os nomes em azul), já tinham conquistado naquele mesmo ano o bicampenato da seleção no Chile.

Um comentário:

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */