/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, setembro 04, 2007

GRANDES INVENTOS

A IMPRENSA DE GUTENBERGJohann Gutenberg, nasceu em Mogúncia - Alemanha, no ano de 1400 e morreu em 1468. Foi o inventor da imprensa de tipos móveis, que, em pleno Renascimento, revolucionou a técnica de impressão. Com a criação dessa máquina, rústica imprensa de madeira da Idade Média foi substituída por um mecanismo composto por letras de metal em relevo que, ao contrário de sua antecessora, podiam ser movidas formando diversos textos e utilizadas em diferentes ocasiões. Gutenberg mandou construir os moldes de metal que formavam as letras com uma combinação de chumbo e antimônio. Antes do final do século 15 já se fabricavam mais de mil imprensas como a do inventor.
<A Bíblia de Gutenberg é o incunábulo impresso da tradução em Latim da Bíblia, por Johann Gutenberg, em Mainz, também conhecida em português como Mogúncia, Alemanha. A produção da Bíblia começou em 1450, tendo Gutenberg usado uma prensa de tipos móveis. Calcula-se que tenha terminado em 1455. Essa Bíblia é considerada o incunábulo mais importante, pois marca o início da produção em massa de livros no Ocidente.
Uma cópia completa desta Bíblia possui 1282 páginas, com texto em duas colunas; a maioria era encadernada em dois volumes.
Acredita-se que 180 cópias foram produzidas, 45 em pergaminho e 135 em papel. Elas foram impressas, rubricadas e
iluminadas à mão em um período de três anos. Na foto, uma página da Bíblia de Gutemberg, o Velho Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */