/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, dezembro 12, 2006

ASTRONOMIA (Cometas)

CONHEÇA MAIS SOBRE OS COMETAS

Fotos: 1: Cometa Enke, 2: Cometa Halley e 3 Diagrama de um Cometa.
Um cometa é um corpo menor do sistema solar, semelhante a um asteróide, mas composto principalmente por gelo. No nosso sistema solar, as órbitas dos cometas estendem-se para lá da órbita de Plutão. Entre os primitivos e silvícolas inspiravam superstições e temores, associados à anjos, demônios ou entidades espirituais providas de poder sobre os povos.
Diagrama de um Cometa: Dos cometas que entram no
sistema solar interior, a maioria possui órbitas altamente elípticas. Basicamente, existe uma classificação quanto à periodicidade dos cometas, ou seja, cometas com aparições de menos de 200 anos são classificados de período curto, acima disto são classificados de período longo, ou ciclo superior a duzentos anos. Estes são por isso chamados vagabundos do espaço.
Composição: Descritos com freqüência como "bolas de neve suja", os cometas são compostos em grande medida por gelos de
dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), amônia (NH3) e água (H2O), misturados com poeira e vários agregados minerais. Pensa-se que os cometas são detritos remanescentes da condensação da nébula solar.
Teoria da origem dos Cometas: A teoria vigente diz que as regiões exteriores de tais nébulas são suficientemente
frias para permitir a existência de água no estado sólido (em vez de gasoso). É errado descrever os cometas como asteróides rodeados de gelo. O limite exterior do disco de acreção de uma nébula é suficientemente frio para que os corpos em formação não passem pela diferenciação experimentada por objetos no interior das órbitas planetárias.
A constituição básica de um cometa aparentemente é um núcleo de dimensões relativamente pequenas que em princípio mostra estar envolto por uma névoa brilhante e uma coma, ou cabeleira, cuja forma é aparentemente esférica. À medida que se aproxima do Sol, seu brilho aumenta em proporção direta; normalmente começa aparecer uma cauda que pode chegar a alcançar até centenas de milhares de quilômetros de extensão.
Listagem de Cometas Periódicos:
Halley, Encke, d'Arrest, Tempel, Pons-Brooks, Borelly,Giacobini-Zinner, Kopff, Brorsen-Metcalf, Schaumasse, Schwassmann-Wachmann, Harrington-Abell, Van-Biesbroeck, Gunn, Schwassmann-Wachmann, Smirnova-Chernykh, Kohoutek, Howell, Lovas, Schuster, Swift-Tuttle, Hartley, Wiseman-Skiff, Wild, de Vico, Machholz, Ikeya-Zhang = C/2002C1, Brewington, U3 Jäger, Q2 Petriew e MD7 LINEAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */