/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, dezembro 01, 2006

ESPORTE

A MAIOR DECEPÇÃO DO NOSSO FUTEBOL !



Duzentos mil torcedores lotavam o Estádio do Maracanã, nesse dia fatídico. Torcedores, que haviam participado de um pré-carnavalesco no sábado, comemorando por antecipação a vitória do time de camisa branca, usada na Copa.
BRASIL PERDE A COPA EM PLENO MARACANÃ!
O trágico jogo final é conhecido como
maracanaço. O silêncio tomou conta do
Maracanã, às 16h50 minutos do dia
16 de julho. O Brasil precisava de um empate. Saiu ganhando e perdeu por 2 a 1. Desolados, os quase 200 mil torcedores demoraram mais de meia hora para deixar o estádio. O time brasileiro fez trinta lances a gol (dezessete no primeiro tempo e treze no segundo). Os jogadores cometeram quase o dobro de faltas, um total de 21, contra apenas onze do Uruguai.

A Seleção do Brasil perfilada para a final. A partir da esquerda: Johnson e Mario Américo (massagistas): Barbosa, Augusto, Danilo, Juvenal, Bauer, Ademir, Zizinho, Jair, Friaça e Bigode. Durante a década de 40 não tivemos a realização das Copas previstas. A tragédia da Segunda Guerra Mundial mobilizou o mundo para o esforço de guerra e impediu a realização dos certames. A FIFA entretanto permaneceu mobilizada e tão logo foi possível tratou de marcar a disputa da IV Copa em um país fora do continente europeu, ainda em reconstrução. A Copa do Mundo de 1950 contou com a participação de 13 países. Trinta e três países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu no Brasil. Para o maior futebol do mundo, o maior estádio que o mundo já viu. Foi construído o Estádio Muncipal do Rio de Janeiro, o Maracanã. O Brasil organizou um mundial sensacional, com um público espetacular, que só foi superado décadas depois. O Brasil de Zizinho, Barbosa, Ademir de Menezes (que foi artilheiro da Copa) foi brilhante... mas perdeu. Na 1ª fase o Brasil venceu por 4 a 0 o México, empatou em 2 x 2 com a Suíça (neste jogo o Brasil atuou com jogadores paulistas, pois o jogo foi no Pacaembú o único fora do Maracanã, desfigurando a seleção) e venceu a Iugoslávia por 2 a 0. Na 1ª fase a grande decepção foi a Inglaterra, que perdeu por 1 a 0 dos Estados Unidos, numa das maiores zebras de todos os tempos. No seu grupo a classificada foi a Espanha, "a fúria" que venceu a Inglaterra por 1 x 0, o Chile por 2 x 0 e os EUA por 3 x 1. O Uruguai só enfrentou a Bolívia em Recife e goleou 8 x 0. A Itália, bi-campeã mundial, também caiu na 1ª fase, mas o time não era sombra de antes devido ao trágico acidente aéreo que vitimou o time inteiro do Torino, base da Squadra Azurra. Os classificados foram os suecos que ganharam da Itália por 3 x 2 e empataram com o Paraguai em 2 x 2 garantindo passagem para a fase seguinte.
Na fase final. um quadrangular inédito e único em copas, Brasil, Suécia, Espanha e Uruguai. Brasil 7 a 1 na Suécia, Brasil 6 a 1 na Espanha, garantiam ao Brasil o empate para conquista do título frente ao Uruguai. O Brasil abriu a contagem no primeiro tempo e voltou para os vestiários praticamente campeão. Mesmo com o gol de empate o titulo ainda era nosso. Mas esta imagem fez todo o país chorar, o momento em que Ghiggia marca o segundo gol Uruguai. Juvenal e Bigode pareciam não acreditar no que estava acontecendo, com certeza, não menos perplexos que toda a população brasileira!

Um comentário:

  1. Parabéns por voltar seu blog 56 anos no tempo e reviver um dia triste para o nosso futebol:
    Maracanã, 16 de julho de 1950.
    Continue assim.
    Assis

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */