/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, dezembro 18, 2006

OS NOSSOS CINCO MUNDIAIS 1962

CRUZAMOS AS CORDILHEIRAS PARA CONQUISTAR O BI!

Antes de uma final, como o próprio nome diz, sempre houve um determinado jogo que exigiu muito empenho para obtermos os nossos cinco mundiais. Todas as Copas que acompanhamos sempre teve um momento inesperado; esse tal jogo “pré-decisivo”, que quase frustrou o nosso sonho dourado. Foi essa observação que motivou esta matéria, que procurou não ser simplista, e nem comentar o óbvio, mas mostrar que toda a nossa caminhada vitoriosa, sempre encontrou pela frente um adversário sorrateiro que resolveu jogar o que sabia e o que não sabia para nos eliminar da competição. Diante dessas adversidades, surgiram decisões inteligentes, as vezes às vésperas, e outras, durante o desenrolar do próprio jogo, quando o técnico com ousadia e risco acabava mudando tudo, contando com a percepção e a cumplicidade de seus jogadores, tudo em nome de uma grande conquista esportiva. Na última Copa vimos o inverso, enquanto o treinador Carlos Alberto Parreira se mantinha impassível, o time que ia se desmanchando em campo, sem que ele tomasse qualquer atitude, e quando a tomava era de maneira pífia e tardia demais. Faltou coragem! Os jogos inesperados que estamos comentando nesta série, sempre exigiram ousadia e muita determinação. Como perdemos a Copa para o Uruguai em 1950, diante de 200 mil incrédulos torcedores que superlotaram o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, esse trabalho, só poderia acontecer a partir de outras conquistas!

O JOGO PRÉ-DECISIVO QUE NOS LEVOU A CONQUISTA DO TITULO ! Quase todo o nosso grupo de 58 foi reconvocado. Sentíamos que no Chile alcançariamos o nosso bicampeonato. Já tínhamos na bagagem dois fatores fundamentais: A experiência do mesmo elenco de 58 e a receita para chegarmos lá. No time principal apenas duas alterações: Mauro no lugar de Bellini (e também como capitão) e Orlando substituindo ao lateral esquerdo Everaldo.
O nosso primeiro jogo foi contra o México,e derrotado por 2 a 0. O próximo adversário era mais difícil: a Tchecoslováquia (atual Eslováquia) com quem empatamos sem abertura de contagem. O mais dramático desse jogo não foi o placar, tanto que voltamos a jogar com os Tchecos na partida decisiva. O pior mesmo ficou por conta da distenção muscular de Pelé que não mais jogou aquela copa. Para piorar mais, o nosso terceiro jogo da primeira fase que também foi realizado no Estádio Sausalito, além de valer a nossa classificação, era contra a Espanha, que montou uma grande equipe com o objetivo de vencer a sua primeira Copa. Esse jogo ratificou a opinião daqueles que defendem a tese que quando há num grupo, união e determinação os fatores adversos se transformam em desafio e acabam produzindo efeitos altamente positivos. Para o lugar de Pelé, Aymoré Moreira escalou seu reserva Amarildo, que jogava no Botafogo. Ele, e os demais jogadores brasileiros jogaram por si e pelo companheiro contundido. Por isso, aquela conquista foi considerada merecidamente a Copa de Garrincha. O jogo contra a Espanha no dia 6 de junho de 62, foi na verdade o grande jogo da Copa. Além de todos esses problemas, estávamos sendo desclassificados até metade do 2º. tempo, quando a “Fúria” como a Espanha é conhecida ia nos derrotando por 1 a 0. Foi quando Amarildo, num lance duvidoso fez o gol de empate. Só nos tranqüilizamos, quando novamente Amarildo decretou a nossa vitória aos 90 minutos: Brasil 2 X Espanha 1. Deixamos Viña del Mar e partimos para o Estádio Nacional em Santiago. A partir dai a confiança voltou para a nossa torcida. E vencemos os três jogos em Santiago: 3 a 1 contra a Inglaterra, 4 a 2 contra o Chile e 3 a 1 contra a Tchecoslováquia, e conquistamos mesmo sem Pelé, o nosso bicampeonato no dia 17 de junho de 1962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */