/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, janeiro 06, 2007

MUNDO VIRTUAL (Blog para os dias 6 e 7/1/07)

Fotos tiradas por Satélite, antes e depois, da explosão do "VLS-1" em Alcântara, no Maranhão. Esta primeira foto tirada em 9 de maio de 2001, mostra em perfeitas condições a torre de Lançamento e as pistas de lançamento.
Esta segunda foto, mostra a área da explosão, com a torre e a região imediata totalmente devastada, restando sómente ferros retorcidos. Ambas foram feitas pelo mesmo satélite, porém, a segunda foi obtida no dia 23 de agosto de 2003, um dia após o desastre do VLS-1. As duas fotos foram feitas pela Space Imaging e foram selecionadas pela Engesat Imagens de Satélites.
Rememorando: "Acidente em Alcântara começou com um incêndio." O comandante do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), tenente-brigadeiro Astor Nina de Carvalho, disse hoje (24 de agosto de 2003) que o acidente do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) não começou com uma explosão, mas sim com um grande incêndio na base do primeiro estágio do foguete. O acidente, ocorrido na plataforma de lançamento da base de Alcântara (MA), deixou um saldo de 21 mortos. As vítimas eram funcionários do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), em São José dos Campos (SP). Segundo o tenente-brigadeiro, as chamas teriam se propagado rapidamente, gerando um calor de cerca de 3.000 graus, o que provocou a queda da torre de lançamento sobre o foguete. O ministro Roberto Amaral afirmou que o acidente com o VLS-1 não prejudica os entendimentos que o Brasil vem mantendo com a Ucrânia e a Rússia para o desenvolvimento do programa espacial do país.

2 comentários:

  1. Aprecio muito quando o blog apresenta o lado virutual dos acontecimentos.
    Continuem assim
    Bruno Souza Campos

    ResponderExcluir
  2. Hello!
    My name is Tom, I live in Fort Worth, TX.

    I am here to network / interact with other people for sharing knowledge, discussing ideas, seeking advice, find business partners & the like.


    Take care!

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */