/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, março 30, 2012

ARQUIVO ESPECIAL (Tourada)

TOURADA, A BARBÁRIE ESPANHOLA
A tourada é uma tradição presente nos países ibéricos e França, e em algumas das áreas por eles colonizadas (México e Brasil), que consiste da lida de touros bravos através de uma série de artes, a pé ou montado a cavalo. Presente em diferentes vestígios desde a antiguidade clássica, sendo conhecido o fresco da tourada no palácio de Cnossos em Creta. Na Espanha, apesar de movimentos contrários, o touro continua sendo sacrificado Em Portugal, as touradas de morte foram proibidas no tempo do Marquês de Pombal. Na Espanha, um país do grupo dos oito principais do planeta, que possui uma atividade turística considerada como a primeira do mundo, graças as suas lindas cidades, de intensas atividades artísticas com destaque para a música,bailados e principalmente nas artes plásticas, onde se pontifica a figura de Gaudi. Grandes artistas projetaram e executaram verdadeiras relíquias arquitetônicas, como a Igreja da Sagrada família, em Barcelona. Enfim um país do primeiro mundo, com atrativos suficientes, pratica em nome da tradição a mais torpe e cruel das atividades: as touradas, mantendo-se um país que elo menos nesse ponto continua na era medieval, na qual os duelos entre feras e animais era o futebol de domingo. Só que num aspecto, esse quadro se agravou, onde só o perdedor não tem voz, e que só sabe bradar dor e sofrimento: o Touro, ante a figura do seu algoz e eterno herói: o Toureiro.
Nesse circo macabro com platéia sádica, touros são furados para sentir muita dor e com isso reagirem de forma agressiva e proporcionar um espetáculo de horror que deveria sem banido para sempre! O pobre animal vê seu tormento encerrado com a morte... ali frente a uma turba inexplicavelmente feliz...
Em julho, na Espanha, comemora-se a festa de São Firmino. Os touros são soltos pelas ruas da cidade e correm atrás das pessoas que os cutucam e os irritam. Essa corrida acaba nas "Plazas de Toros" onde todos são mortos. Festas tradicionais deveriam ser o orgulho de um povo, não a sua vergonha!
DECLARAÇÃO DA UNESCO
"A tauromaquia é terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraídos por estes espetáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura." Declaração da UNESCO 1980, mas pelo menos com relação a Espanha tudo continua como antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */