/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

ASTRONOMIA

PLUTÃO DEIXA DE SER O NOSSO NONO PLANETAPlutão continua despertando enorme interesse junto aos cientistas, tanto que uma Sonda não-tripulada, que já vinha sendo construida desde 2002, partiu no início deste ano, com o objetivo chegar a Plutão sómente em 2017. Os próximos anos prometem a um grupo de cientistas do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins uma aventura épica. Eles projetaram , construiram e operam a primeira sonda com destino a Plutão, o único integrante do Sistema Solar ainda não visitado por um artefato humano. A nave está carregando não só 416 quilos de equipamentos e combustível, mas a esperança de que muitas questões sejam afinal respondidas. A começar pela própria identidade de Plutão: planeta, asteróide, cometa? Quando encontrado em fevereiro de 1930 pelo astrônomo americano Clyde Tombaugh (1906-1997), com base em cálculos astronômicos feitos por seu conterrâneo Percival Lowell (mais famoso por descobrir supostos canais artificiais na superfície de Marte, que hoje se sabe serem apenas ilusões de ótica), Plutão foi classificado como o nono planeta do Sistema Solar, até o ano passado quando junto com outros, foi incluido pela (IAU) no grupo dos planetas anões . Em fins de 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) reduziu de nove para oito o número de planetas do nosso Sistema Solar. Plutão foi recusado como planeta devido à sua dimensão e órbita - muito diferente da dos demais astros do sistema. Os astrônomos decidiram que, a partir de agora, Xena, Ceres (candidatos a planetas) e Plutão fazem parte de um conjunto de astros batizados de "planetas-anões". Caronte continua com satélite de Plutão.

O cronograma de viagem é longo. Quatorze meses após a partida (ocorida neste início de 2007), a sonda estará se encontrando com Júpiter. Usando a atração gravitacional do planeta gigante como um estilingue, ela ganhará novo impulso em direção a Plutão. A previsão é chegar lá em 2017 ou, na pior das hipóteses, em 2018. Durante todo o caminho, o maquinário da nave deve permanecer em estado de hibernação. Só será ligado durante a passagem por Júpiter, quando coletará dados e fotos do planeta e de suas luas, e alguns dias a cada ano, quando será feita a verificação periódica de todos os sistemas.

Amanhã no Blogtur, tudo sobre a histórica cidade de Ouro Preto, e na 6a. feira, a primeira reportagem da série "As tragédias aéreas que vitimaram famosos clubes do futebol mundial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */