/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, fevereiro 10, 2007

MUNDO ANIMAL (Blog para sáb. e dom.)

ESPÉCIES CURIOSAS DE TUBARÕES

Calcula-se que os tubarões existam há cerca de 450 milhões de anos, sem grandes alterações em sua morfologia, o que sugere um bom nível de adaptação e evolução. Ocuparam diversos nichos ecológicos, desde os mares tropicais aos oceanos Ártico e Antártico.Estes seres providos de estrutura corporal hidrodinâmica são criaturas importantes em quase todos os ecossistemas marinhos. A quase totalidade dos tubarões é marinha, carnívora e pelágica, habitando águas costeiras e oceânicas da maioria dos mares e oceanos, quer na sua superfície, quer na sua profundidade.São conhecidas cerca de 400 espécies em todo o planeta, dessas 25 espécies atacam os seres humanos. O tamanho de um tubarão pode variar de 6 a 20 m de comprimento.No Brasil, existem 88 espécies de tubarão conhecidas.
TUBARÃO-BALEIA
O maior de todos os tubarões e o maior peixe vivo conhecido, o tubarão-baleia (chega a medir até 20m. e a pesar até 12 mil/k), constitui um dos mais comoventes espetáculos nos oceanos. O seu tamanho colossal e grande boca o tornam facilmente reconhecível, podendo ser visto perto da superfície em muitas águas tropicais ou subtropicais do mundo inteiro.
Aparecem regularmente nos mesmos locais e determinadas épocas do ano, provavelmente para aproveitarem o florescimento regular de plâncton e certos acontecimentos, como a desova dos corais. Por esta razão, tornaram-se o centro de uma grande indústria de ecoturismo em algumas partes do mundo, principalmente na costa ocidental da Austrália, onde os mergulhadores fazem fila para ter a oportunidade de nadar junto com estas dóceis criaturas.
TUBARÃO-BRANCO
De todos os animais do planeta, o tubarão branco é o maior predador dos oceanos, com um peso de quase 2 toneladas e até oito metros de comprimento. Sua dimensão é equivalente à da orca. O tubarão branco é muito individualista e instável, mudando de comportamento a toda hora. Uma das armas mais poderosas são centenas de sensores elétricos dispostos na parte frontal do corpo, com os quais capta até as batidas cardíacas de um outro animal à distância. Então pelo ritmo das pulsações, ele avalia se a vítima potencial está assustada ou tensa, situação em que pode ser dominada mais facilmente. O seu bote é uma cena única. O Tubarão Branco é capaz de projetar a boca para fora da face, aumentando o tamanho da mordida para perto de um metro e meio, quase o suficiente para engolir um homem em pé.
TUBARÃO-MARTELO
Sem dúvida, uma das espécies de tubarões mais emblemática são os tubarões-martelo (“Smooth Hammerhead Shark”). Eles são facilmente identificáveis pela sua cabeça em forma de martelo. Há cerca de dez espécies de tubarões-martelo espalhados pelo mundo inteiro, algumas das quais crescem até mais de 6 metros de comprimento. Existem casos identificados de ataques a humanos feitos por esta espécie.
O tubarão-martelo é uma das espécies mais comuns, ocorrendo muitas vezes em grandes cardumes em águas pouco profundas. Ninguém sabe por que a cabeça do tubarão-martelo evoluiu neste curioso formato. Para alguns biólogos, este formato lhes proporciona uma vantagem sensorial na localização de presas, enquanto outros acreditam que ajuda a manter o tubarão em estado de equilíbrio flutuante dentro da água.
TUBARÃO-COBRA
Este raro tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus) foi fotografado vivo por especialistas do Awashima Marine Park, em Numazu, no sul de Tóquio, no dia 24 de janeiro ultimo.
O peixe primitivo, parecido com uma enguia e com dentes afiados, habita as profundazes do oceano, geralmente entre 600 e 100 metros abaixo da superfície.
Esta imagem rara foi obtida logo após um pescador ter avistado o animal, chamar os funcionários do Awashima Marine Park, que o capturaram e fotografam. Curiosamente, após fotografada o exemplar da espécie (já extinta para muitos), morreu causando frustração em muitos especialistas.
(Foto cedida pelo garoto Bruno (8) responsável pelo interessante blog: "Animal")

2 comentários:

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */