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sexta-feira, março 16, 2007

Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (3a.)

3 MINUTOS SEPARARAM O SANTOS DE UMA GRANDE TRAGÉDIA!


Depois de sagrar-se bi campeão sulamericano e mundial em 62 e 63, o ano de 1968 foi muito pródigo e generoso para o Santos F.C. Venceu as Recopas: Sulamericana e Mundial interclubes. É por isso que a FIFA reconhece o Santos também como tricampeão. Ainda em 68 foi bicampeão paulista, e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (a 1ª taça de de prata), onde no dia 15 de setembro de 1968, (um domingo) enfrentou o Flamento no Maracanã vencendo por 3 a 2. Após a partida, Pelé & Cia. retornaram a S. Paulo viajando nesse mesmo aparelho (da foto), o Viscount PP-SRE da Vasp, que pousou no aeroporto de Congonhas às 21h15.
Após desembarcar 52 passageiros e comissários, incluindo a delegação do Santos. Permaneceram a bordo o comandante Neutel e co-piloto Freire. Cerca de três minutos após, o avião decolou para um vôo de treinamento dos tripulantes. Ao sobrevoar a Cidade Universitária, houve falha numa das turbinas e o avião ficou reduzido a escombros, como demonstra esta foto.Vitimas do acidente, os dois tripulantes e uma senhora que residia numa das casas atingidas pelo impacto e pelas labaredas.
Apenas um jornal de São Paulo publicou, mas sem alarde que o Santos havia desembarcando a poucos instantes daquele aparelho que acabou se precipitando na região da Cidade Universitária.
Naquele tempo, a VASP pertencia ao Governo de São Paulo e, para a imprensa, o acidente, só teria repercussão mundial, se acontecesse com o pessoal do Santos a bordo. Esse “quase” é um pequeno detalhe que só poderia interessar à curiosos jornalistas como eu. Para que alardear um fato que apenas, poderia ter sido mais grave? E que só não aconteceu porque uma das turbinas deixou para explodir três minutos mais tarde, quando Pelé e seus companheiros, e os demais passageiros já haviam desembarcado no Aeroporto de Congonhas. Como o nome do clube é Santos, certamente, contou com a ajuda de todos os Santos, e acabou se safando dessa. Um sargento da FAB, me deu essas informações no local da queda, mas pediu para eu não revelar o nome dele. Dois dias depois, encontrei na pensão no bairro do Aeroporto o amigo Cintra, também piloto de Viscount, na VASP, confirmou todos os pormenores que estão sendo narrados nesta 3a. matéria da série que faz ressurgir os acidentes e quase acidentes, que envolveram grandes clubes do futebol mundial.
Na próxima 6a.feira, o acidente que matou toda a delegação do Alianza de Lima, e encerrando a série, depoimentos de jogadores do Corinthians sobre um acidente que poderia ter consequências trágicas.

2 comentários:

  1. É verdade que o time do Santos teve muita sorte desta vez... Ocorre que para derrubar o Santos, só mesmo o Ricardo Teixeira e seu "seleto" grupo de árbitros!

    Abracos,

    Lincoln

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  2. Olá. Me parece que a foto preto e branco é de um outro acidente, dum jato que perdeu a turbina. Para ser mais exato, foi o crédito que vi, relacionado à mesma foto, quanto fazia pesquisa sobre esse acidente da Cidade Universitária.

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