/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, maio 15, 2007

CURIOSIDADES (Coliseu longe de Roma...)

VOCÊ JÁ IMAGINOU O COLISEU LONGE DE ROMA?
Você já imaginou o histórico Coliseu deixar a cidade de Roma e ir se fixar na Tunísia? - (no mapa abaixo o país Asiático está abaixo da Itália, mais para o lado esquerdo).
Sendo impossível, haveria ainda uma outra razão preponderante. O Coliseu de Roma continua sendo a maior atração turística da "Cidade eterna". O Coliseu (foto), que deve seu nome à expressão do latim Coliseum, devido ao colosso de Nero, que ficava perto da edificação que foi iniciada pelo Imperador Vespasiano, no ano 70 da nossa era e finalizado pelo seu filho Domiciano em 80. O anfiteatro tinha capacidade para acolher 45 mil espectadores, que disputavam o melhor lugar para assistir ao massacre praticado contra os Cristãos, por feras famintas, e sanguinários gladiadores.
Este mapa mostra a Itália separada da Tunísia pelo mar Mediterrâneo. Chega a ser surpreendente, descobrirque na Tunísia existe uma raridade chamada "Anfiteatro Coliseu" (foto abaixo)
"Quando estavamos preparando algumas matérias para novos blogs, encontramos nas nossas pesquisas, em nossos próprios arquivos e em outras nos livros de história, esta grande surpresa: Um Coliseu tão longe de Roma. É fantástico vê-lo imponente, conservado, mas escondido dos olhos do mundo, em El JEM, nos meandros da Tunísia. Não se trata do Coliseu italiano, claro, mas de seu um clone. Um anfiteatro romano perdido no deserto! Falam em globalização. Ora, a Tunísia já era assim, globalizada, mestiça, tecida no tear, bem antes de Maomé ter nascido".
As impressionantes ruínas do maior coliseu do Norte de África, o maior do mundo depois do de Roma, encontram-se na pequena aldeia de El Jem (ou Thysdrus, em língua púnica), a cerca de 200 km a sudeste de Túnis. O enorme anfiteatro construído no século III, podia acomodar 35 mil espectadores, ilustra a grandeza da Roma Imperial e foi inscrito pela UNESCO, em 1979, na lista dos locais ou monumentos que são Património da Humanidade.

3 comentários:

  1. Estive em El Jem recentemente e fiquei impressionado com o tamanho entre outras maravilhas!

    Grande abraco e as fotos podem ser vistas no meu orkut

    http://www.orkut.com/Album.aspx?xid=2519237020773751801

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a Tunísia é um país asiático e o Brasil fica na Oceania.

    ResponderExcluir
  3. tunisia na asia? portugal em africa

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */