/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, junho 05, 2007

O EDIFÍCIO MAIS ALTO DO MUNDO!

Além de mais alta do mundo,
a torre de Taiwan é um marco arquitetônico.


















Um prédio pode mudar a paisagem de uma metrópole -- A inauguração do Taipei 101 (www.taipei-101.com.tw), em dezembro de 2004, prova isso. Com 101 andares e 508m de altura, essa torre de aço, cuja construção foi iniciada em 1999, é, ainda hoje, o prédio mais alto do mundo; um marco mundial da arquitetura.
Sua concepção promoveu a regeneração urbanística de estensa área na região tailandesa de Hsinnyi.
Projetado por Chuyan Lee, e com estrutura flexível, inspirada na forma de um bambu, o prédio foi edificado com técnicas construtivas avançadas.
No 89º andar, um observatório cuja entrada custa US$ 10 (350 NT) descortina a vista de Taipé e, nos dias claros, possibilta vislumbrar até mesmo o continente, localizado do outro lado estreito de Taiwan.
Um sistema de áudio disponível aos visitantes nesse observatório (aberto das 10h às 22h) informa aos quatro cantos, detalhes sobre os marcos geográficos, históricos e arquitetônicos da capital.
No topo da torre, o visitante também vê uma bola de 660 toneladas e 5,5 m., suspensa por 16 cabos de aço de 42 m cada, nas entranhas do edifício, ela reduz em 60% o balanço do prédio, já que essa região da Ásia é vitimada por tufões. Só a bola custou NT 132 milhões (US$ 4 milhões de dolares).
O elevador, fabricado no Japão, é o mais veloz do mundo e se movimenta a 110m/minuto.
"The 101 Mall"
Nos andares inferiores, há um shopping. Ele reúne restaurantes e lojas de grifes que atestam o culto ao consumo na Ásia, analisado pela indiana Radha Chadha no best-seller "The Cult of Luxury Brand". Nomes como Prada, Gucci, Tiffany, Chopard e Dior, estão presentes.
Quadro comparativo das quatro torres mais altas do mundo, levando-se em consideração apenas a altura da terra ao telhado. Não são considerados antenas de tv, rádio, ou qualquer outro artifício. A partir da esq.: a SearsTorre - (442m) - em Chicago-EUA; a Taipei-101 -(509m)- em Taipé-República da China; as Torres Patronas - (403m) - em Kuala Lampur-Malásia; e o Empire State Building - (381m) - em Nova Yorque-EUA.
Informação:
Existem duas Chinas: A República Popular da China (a Continental) e a República da China (localizada numa pequena ilha, onde está localizado o edifício em questão). Essa situação tem gerado algumas escaramuças entre ambas as Chinas, porque que a China continental ainda não considera a ilha um país, mas, sim, uma província rebelde.
Neste fim de semana, o Mundial de 1930 abre a série: "HISTÓRIA DE TODAS AS COPAS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */