/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, junho 02, 2007

--FIM DE SEMANA --(AFA)-- (Sábado e domingo)

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA EM PIRASSUNUNGAEsta é uma foto aérea da AFA tendo ao fundo à esquerda a pista de pouso principal com os hangares do T-27 (Tucano); à direita a pista de pouso auxiliar e hangares do T-25 (Universal); ao centro a praça de esporte do cadetes com ginásio, quadras de vôlei, basquete, tênis e futebol de salão, piscinas, estádio, campos de futebol e mais; abaixo à esquerda a Divisão de Ensino, Cinema e Comando; abaixo ao centro o Rancho e o hospital e abaixo à direita o Corpo de Cadetes com os três alojamentos e o prédio do comando do Corpo de Cadetes.A PRIMEIRA ESCOLA DE PILOTOS DA FAB - A inauguração oficial da Escola de Aviação Militar ocorreu no dia 10 de julho de 1919, sendo o Ten Cel Estanislau Vieira Pamplona seu primeiro Comandante. Os aviões da Escola, vindos para o Brasil em 1919 e 1920, eram franceses, da I Guerra, da marca Nieuport e Spad 84 "Herbermont". A criação de uma Força nova e independente, porém, há muito fazia parte das cogitações de muitos idealistas, destacando-se, no Ministério do Ar, o Major Lysias Augusto Rodrigues, aviador militar. O Major Lysias levantou a sua voz entusiasta, de modo prematuro, numa época em que tanto a Aviação Naval como a Militar, não tinha alcançado, ainda, pleno desenvolvimento. Sua idéia ficou conservada durante muitos anos, concretizando-se com a eclosão da II Guerra Mundial.
MUDANÇA DEFINITIVA PARA PIRASSUNUNGA - No ano de 1971, a Academia da Força Aérea foi transferida definitivamente, do Campo dos Afonsos para Pirassununga, sendo o seu primeiro Comandante o Brig Ar Geraldo Labarthe Lebre. Nessa época, o Corpo de Cadetes já havia sido removido da Divisão de Apoio, onde hoje é o alojamento dos praças , para o prédio do 4º Esquadrão, onde ficavam os Cadetes do último ano. A ACADEMIA HOJE. - As instalações da AFA foram construídas de acordo com um projeto (plano diretor), o qual pode ser modificado conforme com eventuais necessidades, desde que aprovado por autoridades competentes. A Academia dispõe de uma área construida de 215.246 m², sendo 141.800 m² de área administrativa e 73.246 m² de área residencial. Para seu funcionamento, a AFA possui uma Estação de Tratamento de Água com uma rede hidráulica medindo aproximadamente 15 km e mantendo uma capacidade/dia de 6.000.000 litros, utilizando as águas do Rio Mogi Guaçu; possui, no sistema de energia elétrica, 41 km de redes aéreas e subterrâneas de tensão, além de uma rede viária de 50 km e uma rede telefônica com cerca de 23 km.
CONHEÇA A AFA - Aproveite o fim de semana e leve sua família para conhecer a moderna Academia da Força Aérea Brasileira-AFA, na cidade de Pirasununga-SP: localizada a 200 km da capital, 100 km ao norte de Campinas e 100 km ao sul de Ribeirão Preto. Os portões ficam abertos aos sábados e domingos, além dos dias do aniversário da "Esquadrilha da Fumaça", no mês em maio e no "Dia dos portões abertos" em outubro. Os dois eventos não têm data fixa, mas para não perder a viagem acesse o site: www.fab.mil.br/eda/, e fique sabendo também, quando a Esquadrilha vai se apresentar perto de sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */