/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, setembro 06, 2007

A GRANDE AVENTURA

A PRIMEIRA VOLTA AO REDOR DA TERRAMapa da viagem de volta ao mundo: a primeira da história!
Meados de 1517. Em reunião com o rei espanhol Carlos I, Fernão de Magalhães mostrava seus planos para a mais incrível viagem marítima já realizada. Os dois mal sabiam que a heróica expedição se tornaria a primeira a completar a volta ao mundo.

Fernão de Magalhães, nasceu em Trás-os-Montes, Portugal, em 1480 e morreu em combate em Cebu, Filipinas, em 1521.
Navegador, Fernão de Magalhães foi o responsável pela realização da primeira viagem de circunavegação do globo terrestre. De família aristocrática, fixou-se aos doze anos em Lisboa, de onde partiu em 1505 em direção às Índias, alistado na armada de d. Francisco de Almeida. Permaneceu oito anos no Oriente; esteve em Goa, Cochim, Quiloa, Moçambique e participou da tomada de Malaca por Afonso de Albuquerque. Em 1513, acompanhou o duque de Bragança na conquista de Azamor. De volta a Portugal, desentendeu-se com d. Manuel e passou a manter contato com o governo espanhol. Dedicou-se então ao seu projeto de viagem, que consistia em atingir as ilhas Molucas pelo Ocidente. Obtendo o apoio de Carlos V, em 1518 deu início aos preparativos da expedição. Por fim, em 20 de setembro de 1519, partiu de Sevilha à frente de uma esquadra de cinco navios tripulada por 250 homens. Após fazer escala nas ilhas Canárias, atingiu em 13 de dezembro o Rio de Janeiro, de onde prosseguiu até o extremo sul da costa argentina. Em 31 de março de 1520, chegou ao porto de S. Julião, na entrada do estreito que depois receberia seu nome. Lá permaneceu durante cinco meses, tendo sido obrigado a sufocar uma rebelião entre seus homens. Enfraquecida pelo naufrágio de uma nau (a Santiago) e pela deserção de outra (a Santo Antônio), em novembro a esquadra atravessou o estreito, penetrando nas águas do mar do Sul, batizado "Pacífico". Nos quatro meses que durou a travessia, a tripulação foi dizimada pela fome, pela sede e pelo escorbuto Em março de 1521, alcançou a ilha de Ladrões chegando à ilha Cebu (Filipinas), em7 de abril.
Poucos dias depois, Fernão de Magalhães morreu em combate com os nativos.
A expedição prosseguiu sob o comando de João Lopes Carvalho, deixando Cebu no início de março de 1522. Dois meses depois, comandada por Sebastião del Cano, uma única nau "Victoria" (foto) dobrou o Cabo da Boa Esperança em 1522, fez escala em Cabo Verde, onde alguns homens foram detidos pelos portugueses, alcançando finalmente o porto de S. Lúcar de Barrameda, com apenas com 18 homens na tripulação. Uma única nau tinha completado a circunavegação do globo ao alcançar Sevilha em 6 de setembro de 1522. Juan Sebastián Elcano, a restante tripulação da expedição de Magalhães e o último navio da frota regressaram decorridos três anos após a partida. A expedição de facto trouxe poucos benefícios financeiros, não tendo a tripulação chegado a receber o pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */