/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, dezembro 07, 2010

O PODER DO IMPÉRIO ROMANOA extensão máxima do IMPÉRIO ROMANO, foi em 117 d.C., como mostra o mapa
Dados sobre o Império Romano: Animal simbólico: Águia - Idioma oficial: Latim - População da Capital Roma, 1.200.000 (no século II); 800.000 (século IV); 150.000 (Ano 476 a.C.) - Forma de Governo: De uma Monarquia, passou a República, e por fim um Império - Chefe de Estado: Imperador romano; Chefe de Governo: Cônsul; Corpo legislativo: Senado romano - Área:5 900 000 km² - População: Entre 55 e 120 milhões - Moedas: Denário, Sestércio, Sólido Bizantino
Império Romano é a designação utilizada por convenção para referir ao Estado romano nos séculos que se seguiram à reorganização política efetuada pelo primeiro imperador, César Augusto. Embora Roma possuísse colônias e províncias antes desta data, o estado pré-Augusto é conhecido como República Romana. As diferença entre Império e República está sobretudo na forma como os corpos governativos são instituídos. Pode-se definir como República um sistema de governo que leva em consideração os interesses dos cidadãos, estes elegem os seus representantes que irão governar a nação por um determinado período de tempo. No Império o governante, neste caso o imperador, é legitimado muitas vezes através de um golpe militar, ou de uma "suposta" descendência divina. Diferente da República, o cargo do governante do império é vitalício (só cessa com a morte do mesmo).
As duas fases do Império: Os historiadores fazem a distinção entre o
Principado, período de Augusto à crise do terceiro século, e o Domínio ou Dominato que se estende de Diocleciano ao fim do império romano do ocidente. Durante o Principado (da palavra latina princepes, que significa primeiro), a natureza autocrática do regime era velada por designações e conceitos da esfera republicana, manifestando os imperadores relutância em se assumir como poder imperial. No Domínio (palavra com origem em dominus, senhor), pelo contrário, estes últimos exibiam claramente os sinais do seu poder, usando coroas, púrpuras e outros ornamentos.
O desenvolvimento de Roma
Roma desenvolveu-se na Península Itálica , região de solo fértil, com a costa recortada, limitando-se ao norte com a Europa centro-ocidental através dos Alpes. Quando Roma foi fundada, a Península Itálica era ocupada pelos gauleses, ao norte; pelos etruscos e latinos,ao centro, e pelos gregos, ao sul - da Magna Grécia. Desses povos, os mais importantes para a formação de Roma foram os latinos, habitantes do Lácio, que viviam divididos em várias tribos, e os estruscos, habitantes de Toscana (Etrúria). Roma foi fundada no Lácio, por volta do ano 1000 a.C. Ao que tudo indica, foi inicialmente um centro de defesa latino contra os ataques constantes dos etruscos.
Origem lendária
Tem-se, todavia, a versão lendária da fundação de Roma, relatada por
Tito Lívio em sua "História de Roma" e reforçada na obra Eneida, pelo poeta romano Virgílio, segundo a qual Enéias, príncipe troiano filho de Vênus (mitologia), fugindo de sua cidade, destruída pelos gregos, chegou ao Lácio e se casou com uma filha de um rei latino.Seus descendentes, Rômulo e Remo, foram jogados por Amúlio, rei de Alba Longa, no rio Tibre. Mas foram salvos por uma loba que os amamentou, tendo em seguida encontrados por camponeses. Conta ainda a lenda que, quando adultos, os dois irmãos voltaram a Alba Longa, depuseram Amúlio e em seguida fundaram Roma, em 753 a.C. Após desentendimentos, entretanto, Rômulo matou o irmão e se transformou no primeiro rei de Roma.
Fotos: (1) - Roma no período do principado de Augusto; (2) -O Coliseu de Roma, uma das mais notáveis obras de engenharia clássica, erigido por ordem do mperador Vespasiano, servia para inúmeros espetáculos de crueldade, como dramatizações de batalhas navais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */