/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, maio 02, 2008

A VISÃO DO COSMOS(Visão da Via Láctea, galáxia aspiral onde se localiza o nosso sistema solar: O Sol é uma entre bilhões de estrelas, em foto recente divulgada pela Nasa, obtida pelo seu telescópio Hubble)
Por muito tempo, acreditou-se que a Terra fosse o centro de tudo. No século XVI, Nicolau Copérnico mostrou que o nosso planeta gira ao redor do Sol. Desde então, os Cientistas buscam o limiar do universo.
No século II, enquanto o império Romano chegava ao auge ao dominar vastas porções da Europa, Ásia e África, viveu na Grécia Cláudio Ptolomeu, o mais influente astrônomo até o século XVI formulou a teoria que, por cerca de 1400 anos, manteve a terra no centro do universo. A chamada teoria gocêntrica imaginada por Ptolomeu colocava os planetas e o Sol ao redor da Terra, que por sua vez, permaneceria imóvel no espaço. A teoria de Ptolomeu transformou-se em verdade suprema e, sobretudo durante a Idade Média, foi convenientemente aceita pela igreja.
O Sol no lugar certo
No século XVI, o padre polonês Nicolau Copérnico ousou enfrentar a teoria geocêntrica de Ptololeu. Em 1543, Copérnico afirmou que a Terra não era o centro do universo. A posição central seria ocupada pelo Sol. A terra giraria ao redor dessa estrela, assim como os outros cinco planetas conhecidos. Em meio à contestação da igreja e da maioria dos cientistas da época, nascia a teoria heliocêntrica, que deu início à astronomia moderna e influenciou os trabalhos de Galileu Galilei e Isaac Newton.
Copérnico morreu naquele mesmo ano e não pôde ver a repercussão de sua afirmação.
Um grão no cosmos
Ao mirar os telescópios para os confins do espaço e ampliar o horizonte visível, os astrônomos começaram a traçar, nos séculos seguintes, mapas cada vez mais precisos do universo. Primeiro, descobriu-se que o Sol, longe de ser o centro do universo, é apenas uma entre bilhões de outras estrelas que formam a Via Láctea, a galáxia da qual o sistema solar faz parte. E que a Via Láctea,por sua vez, é apenas uma entre bilhões de outras galáxias que existem no cosmos.
A partir da década de 1990, com o avanço dos instrumentos de rastreamento espacial, comprovou-se uma antiga suspeita: a existência de planetas fora do sistema solar. O próximo desafio dos cientistas na exploração do universo é detectar planetas semelhantes à Terra orbitando outras estrelas, procurando vida extraterrestre. É uma busca que está no começo, mas que promete novas e surprendentes revelações para a humanidade.
Assuntos exclusivos e palpitantes, estão na REvista-AR - É só lincar...

2 comentários:

  1. Oi adorei seu site muito interesante adoro saber sobre tudo que vem da naturaza da terra ...

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */