/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, dezembro 23, 2010

ESPECIAL DE FIM DE ANO

Um tesouro precioso, escondido das legiões romanas que avançavam. Os pergaminos conservaram-se durante mais de 2000 anos nas profundezas escuras destas grutas.
Mohamed adh-Dhib, um jovem beduino de 15 anos, procurava uma cabra extraviada numa região desértica no extremo noroeste do do mar Morto quando notou uma abertura num penhasco rochoso (foto), para o interior da qual atirou pedras , cuja queda provocou u som semelhante ao ruído causado por vários objetos se quebrassem. Pensando que poderia se tratar de um tesouro escondido, pediu ajuda a um amigo Ahmed Mohammed, e ambos encontrando-se numa gruta de 8 m de comprimento por 2 m de largura, onde encontraram uma grande quantidade de cilindros de barro. Presos de grande excitação, os rapazes retiraram as tampas dos recipientes , mas em vez de ouro e de pedras preciosas encontaram embrulhos escuros envoltos em linho. Tratava-se de onze pergaminhos medindo de 9 a 7 centimetros feitos de tiras estreitas de pele de ovelha, cosidos entre si e revestidos de couro bastante deteriorado. Os jovens ficaram desapontados, mas conseguiram vender os fragmentos, por algumas libras, a um negociante de Jerusalém, Esse fato se deu o ano de 1947.
UMA DESCOBERTA SEM PRECEDENTES - Os Pergaminhos do Mar Morto são a mais antiga versão já descoberta da Bíblia do Velho Testamento e foram uma das maiores descobertas arqueológicas do Século 20. Eles foram escritos há dois mil anos, aproximadamente entre o ano 200 antes da Era Comum (AC) até a destruição do Segundo Templo, no ano 70 da Era Comum (DC). Além de serem contemporâneos a Jesus, essa foi uma época de acontecimentos cruciais para o Judaísmo e o Cristianismo. Entre as escrituras, destacam-se os textos bíblicos, que mostram que os textos lidos atualmente são os mesmos de mais de dois milênios, e vários textos sobre a vida comunitária dos Essênios, uma seita que se isolou nas proximidades do Mar Morto e cujas práticas foram absorvidas pelo nascente Cristianismo. O acervo foi encontrado em 1947. Eles foram preservados devido ao clima peculiar do Mar Morto, que está localizado a cerca de 25 quilômetros de Jerusalém. Na região, as temperaturas médias são altas, entre 30 e 40º C; a umidade relativa do ar é baixíssima; é extremamente salgada; e o alto grau de evaporação produz uma espécie de vapor. Entre agosto de 2004 e fevereiro de 2005, a Calina- Projetos Culturais e Sociais, em conjunto com o Instituto de Antiguidades de Israel, apresentou a Exposição Pergaminhos do Mar Morto: Um Legado Para a Humanidade!
FELIZ NATAL - FELIZ ANO NOVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */