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segunda-feira, setembro 03, 2007

AVIÃO SOLAR

Aventureiro vai dar a volta ao mundo em avião movido a energia solar!Bertrand Piccard, primeiro homem a dar a volta ao mundo num balão sem escalas, vai repetir a façanha a bordo de um avião não poluente (foto do projeto acima), cuja missão recebeu. o nome de "Espaço, a fronteira final"
Estas não são as viagens da nave estelar Enterprise, mas o sobrenome do comandante Piccard que está preparando uma viagem real ao redor do mundo. Não o Jean-Luc Piccard da telessérie Jornada nas Estrelas – mas de um homem muito mais audacioso porque suas aventuras são reais. Bertrand
Piccard, um sorridente franco-suíço de 49 anos, realizou em 21 de março de 1999, a aventura de permanecer 19 dias, 21 horas e 55 minutos depois de decolar da Suíça a bordo do balão estratosférico Breitling Orbiter 3 (foto). Piccard e seu co-piloto, o inglês Brian Jones, pousaram 45.755 quilômetros além, no meio do deserto egípcio, completando com sucesso a primeira volta ao mundo sem escalas num balão. O feito aeronáutico foi tão importante, que a gôndola pressurizada se encontra hoje no National Air and Space Museum, em Washington. Oito anos depois, Bertrand Piccard está às voltas com uma nova aventura de igual envergadura, como ele mesmo explica: " Estou projetando o avião Solar Impulse, a bordo do qual pretendo em 2011 dar a volta ao mundo sem consumir uma única gota de combustível nem expelir qualquer tipo de poluente atmosférico". A nova odisséia de circumnavegação da Terra terá cinco escalas, uma em cada continente. Com esta aventura, Bertrand pretende mostrar à Humanidade todo o potencial de uma fonte de energia inesgotável e limpa, a energia solar
Mais sobre o projeto
O problema de engenharia é gigantesco e se resume no seguinte:
como projetar e construir um avião de quatro hélices, 80 metros de envergadura e 2 toneladas, cujas asas serão cobertas por 250 m2 de células foto-voltáicas? Para piorar as coisas, esta aeronave (já pojetada, foto) deve decolar e voar dia e noite a 12 quilômetros de altitude numa velocidade média de 70 km/h, carregando as baterias de 450 kg durante o dia para consumir a energia armazenada à noite.

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