/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, janeiro 07, 2008

CURIOSIDADES (Borá)

CONHEÇA BORÁ A CIDADE COM MENOR POPULAÇÃO DO BRASILVida Pacata - A tranquilidade da praça em frente a igreja de Borá: cidade paulista que ostenta - sem orgulho - o titulo de menor cidade do Brasil !
A única indústria de Borá, no oeste paulista, a 520 km de São Paulo (destaque em vermelho no mapa), chega por outro lado, num pais altos índice de desemprego, a empregar mais do que o dobro da população da cidade. É um caso inédito no Brasil, que justifica este sub-título: Pequena BORÁ até "importa" gente!
Na verdade 1.800 trabalhadores chegam a cidade, todas as manhãs, transportados por ônibus procedentes de 14 municípios vizinhos, para ganhar a vida na usina de açúcar e alcool Ibéria do Grupo Toledo.
A cidade que os recebe, porém, não tem mais que 804 moradores - ostentando sem nenhum orgulho - a cidade com a menor população do País.
Os ônibus chegam a congestionar a área urbana, que consiste em uma rua principal cortada por uma dezena de travessas. Durante o dia a cidade de 804 habitantes salta para uma população de 2.604 pessoas. Mas no fim do dia, quando os 1800 empregados da usina, retornam para suas cidades, Borá volta a condição de o menor município do Brasil. Como outras cidades pequenas, Borá sofre de um esvaziamento que no nos últimos anos se acentuou, mesmo assim, entre 2000 e 2007, ganhou nove habitantes.
População: 543 homens, 261 mulheres. Total: 804 habitantes. Área total do Município: (119 km2.); Densidade populacional: 6,45 por km2. Fonte: última estatística do IBGE.
CONVITE: Ao abrir este blog, Você encontra (à dir.), o link do meu novo blog: REVISTA-AR, apresentando novo visual, com fotos e temas especiais. O de hoje, abre a série- GRANDES REPORTAGENS.

4 comentários:

  1. Porque sem orgulo? Somos o menor e com muito orgulho, em qual municipio q vc pode sair de casa e deixar a porta da frente aberta, estacionar, voltar e encontrar seus pertences la dentro, esquecer um objeto em qualquer lugar, e ter um pessoa caridosa pra lhe devolver, isto é não ter orgulho? Me fale um outro lugar que acontece isso? Somos Pequenos e com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  2. Ja trabalhei no municipio de Borá. Foi muito bom. Apesar que na época não tinha linha de onibus. Como era terrivel ir todos os dias de carona . Os amigos de serviço não o cooperava,só criticava. Tinha vez que chegava e nem guardava a bolsa e ia procurar as ficha dos pacientes. Acabei sofrendo de depressão.

    ResponderExcluir
  3. Vi a cidade de voces no programa da Ana Maria e simplesmente amei . Gostaria de passar uns dias ai. Vocês estão de parabéns. Um grande abraço a todos os borences.

    ResponderExcluir
  4. ACHEI LINDA ESSA CIDADE E GOTARIA DE VISITAR ESSE LUGAR UM DIA DESSES UM GRANDE ABRACO A TODOS, TERESA

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */