/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, março 03, 2011

CURIOSIDADES DO MUNDO

YUMAI, A MENOR ALDEIA DA CHINANum ponto qualquer dessa imensidão das Cordilheiras do Himalaia, na parte do Tibete, encontra-se a aldeia de Yumai (foto), no município de Lhunze, com apenas 27 habitantes. Quando você estiver num trânsito engarrafado de uma grande cidade lembre-se de Yumai, com suas sete casas e 27 habitantes, que caberiam numa perua escolar.
Esta localidade, não é do tipo das cidades que estão desaparecendo por falta de habitantes, ao contrário, ela vem crescendo lentamente e já recebe alguns melhoramentos. Há 10 anos Yumai era habitada por uma só família, a Sang Qu Ba, o pai, secretário do Partido Comunista, duas filhas, a visinha Zong Yang e a prefeita da aldeia, Zhuo Ga. Como encontamos essa cidade perdida do Himalai? É que recentemente a agência Chinanews, divulgou que os 27 moradores, da aldeia, que ficavam ainda mais isolados do mundo no inverno, com as nevascas, agora pelo já estão ligados ao mundo moderno. No ano passado, a aldeia passou a contar com serviço de telefonia celular, da China Mobile, a maior empresa de telefonia do mundo em número de clientes: mais de 300 milhões de usuários.
< Neste mapa, o Tibete (em verde claro). Na (seta preta) está localizado o munícipio de Lhunze, ao qual pertence a aldeia de Yumai dentro de um oval indicado e por uma s(eta amarela) encravada no Himalaia, entre o Everest (teto do mundo: 8.848m) e Kashenjunga (8.598m).
Um resumo histórico do Tibete
A causa da independência do Tibete ganhou força perante a opinião pública ocidental após o massacre de manifestantes pelo Exército chinês na praça da Paz Celestial em 1989. A partir desse período, Dalai Lama passou a ser recebido por chefes de Estado, o que provoca até hoje protestos chineses. No início de 1999, o governo chinês lançou uma campanha de difusão do ateísmo no Tibet. A fuga do Karmapa Lama causou embaraço à China, que é o país mais populoso do mundo, e com grande crescimento econômico. A China se expandiu de tal maneira que seus produtos invadiram os mercados mundiais ameaçando seriamente a concorrência. O problema com o Tibete, durou muito tempo, até que há 50 anos foi invadido pela China e a ela anexado desde então. Muitos tibetanos foram mortos e torturados e seu representante politico o Dalai-Lama se exilou, na India.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */