/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

UMA CIDADE MUITO MÍSTICA

Fotos: (1)- A igreja do Rosário (construida toda em pedra de quartzito, maior fonte de renda do município); (2)- A igreja Matriz (ainda conserva o barroco mineiro); (3) Uma casa semelhante a igreja do Rosário, num estilo único da cidade, sempre atraindo arquitetos de todo o Brasil, que resgatam assim a antiga arte de encaixe e empilhamento, feito por profissionais da própria cidade.
São Tomé das letras é cercada por uma aura de mistério. Muitos acreditam que esta é uma das sete cidades escolhidas para abrigar uma nova civilação, após o juízo final. O misticismo vem de tempos remotos, atavés das lendas contadas pelos antigos habitantes.
A toca da "Saudade" tem uma história verdadeira de amor. Morava em São Thomé uma família nativa no lugar cujo chefe foi acometido pela hanseníase. Foi necessário separá-lo dos familiares. Ele ficou sozinho na grande casa, enquanto a família foi morar em Três Corações. Contam que esse senhor passava horas debaixo dessa toca, olhando a cidade de Três Corações, e ali, muitas vezes, chorava e falava sozinho. Com certeza sentindo "saudade" de seus familiares. A toca, segundo informações, foi cuidadosamente desmontada e remontada em uma mansão em São Paulo.
Chico Taquara morava em uma gruta próxima da cidade, era conhecido pelas curas milagrosas que fazia e famoso por conversar com os animais. Chico Taquara se tornou uma lenda viva. Quando caminhava pelas ruas do povoado, levava suas poucas reses e, na hora de entrar nas vendas, riscava um círculo no chão. Os animais não saiam do círculo. Quando batia palmas, os passarinhos pousavam sobre a sua cabeça e ombros. Um dia Chico Taquara desapareceu. Há quem diga que ele ainda está vivo, em uma das grutas da região. De acordo com os esotéricos, Chico Taquara era um enviado de uma civilização intraterrena e retornou ao interior da Terra, após ter cumprido sua missão. São Tomé das Letras está localizada no sul do estado de Minas Gerais, a 335km de Belo Horizonte e 350km do Rio de Janeiro e de São Paulo. É a quarta cidade mais alta do Brasil, a 1.444m Cidades limítrofes: Três Corações, Luminárias, Cruzília, Baependi e Conceição do Rio Verde. São Tomé das Letras não se resume na sua parte mística. Percorrendo o município, você enconta mutos atrativos como a pedra ao lado, a Ladeira do Amendoim (onde o carro sobe desligado), inúmeras cachoeiras , com destaque para a Véu da Noiva, a Eubiose, Lua, a Chuva, Paraíso, e a do Flávio. A Pedra da Bruxa (ao lado), a Pirâmide e o Shangrilá (com inúmeras incrições rupestres). Para os mais jovens, há inúmeros locais para a prática de esportes radicais: Off-road, enduro; montain bike, canoagem, e todas as modalidades de alpinismo. Obrigado pelo seu apoio aos blogs: "Arquivos de um Repórter" e "Revista-AR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */