/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, abril 01, 2008

ABROLHOS, UM SANTUÁRIO ECOLÓGICO

Em 1503, o navegador português Américo Vespúcio anotou: "Quando te aproximares de terra, abre os olhos". Dai surgiu o nome Abrolhos para designar uma área cheia de recifes de corais, com cinco ilhotas de origem vulcânica, a cerca de 70 km da costa baiana. "As ilhas dos Abrolhos, vistas de uma certa distância (como nesta foto), são de um verde brilhante. A vegetação consiste de plantas suculentas e gramina, entremeadas com alguns arbustos e cactos. Embora pequena, minha coleção de plantas de Abrolhos contém quase todas as espécies que ali florescem, acho eu. Pássaros da família dos totipalmados são extremamente abundantes, tais como atobás, rabos-de-palha e fragatas. Talvez o mais surpreendente seja o número de sáurios; quase todas as pedras têm o seu lagarto correspondente; aranhas em grande número; o mesmo com ratos. O fundo do mar em volta é densamente coberto por enormes corais cerebriformes (corais pedrentos, solitários, de aparência semelhante ao cérebro); muitos tinham mais de uma jarda (90 cm) de diâmetro."
Charles Darwin, 29 de março de 1832. Fonte: "Aventuras e Descobertas de Darwin a bordo do Beagle"
Em Abrolhos vivem milhares de espécies da fauna marinha (incluindo mamíferos como baleias e golfinhos) e aves migratórias. Qualquer um pode chegar a abrolhos com seu próprio barco. As visitas porém, devem ser notificadas no Ibama, que mantém funcionários no Parque para acompanhar o desembarque e mergulhos. Ou então, combinar um passeio com barcos que ficam nas cidades de Alcobaça, Nova Viçosa e Caravelas. Em Abrolhos não há qualquer tipo de infra-estrutura. Pode-se ir e voltar no mesmo dia ou pernoitar a bordo (a duração ideal de um passeio é de 3 dias). Barcos de porte médio levam de 4 a 6 horas para alcançar o arquipélago. Algumas lanchas podem chegar lá em 1 ou 2 horas. O desembarque é autorizadado nas ilhas Redonda (1a.foto) e Siriba. A melhor época para visita é entre osmeses de outubro a março, quando a visibilidade debaixo d´água atinge 30m de distância.
Na última foto, a rara baleia Jubarte (ou cantora por causa do hábito de emitr guinchos muito agudos) também escolheu a região de Abrolhos como local de reprodução e é dada a fazer misterosos movimentos acrobáticos (de julho a novembro). Destaque para um coral que só existe no Brasil: o Mussimilia brasiliense, parecido com um cérebro humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */