/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 21, 2008

NA CHINA UM CASO CHAMA A ATENÇÃO DO MUNDO Como o corpo humano resiste a situações-limites?
(China, 21/05/2008) - Wang Youqun, 60 anos, foi resgatada nesta quarta-feira após passar 195 horas sob os escombros de um templo destruído.
Nove dias após o terremoto que arrasou a região central da China, uma mulher de 60 anos foi resgatada. Na China, nove dias já se passaram desde o terremoto que arrasou a região central do país. A esperança que movia o trabalho das equipes de resgate, em encontrar sobreviventes, quase não existe mais.
Agências internacionais de notícias divulgaram na manhã desta quarta-feira (21) mais um caso impressionante. O resgate de Wang Youqun, de 60 anos de idade, vai entrar para a história. Ela foi encontrada depois de passar 195 horas debaixo dos escombros.
Wang contou que para se manter viva, bebia água de chuva. Disse que ficou inconsciente durante um dia inteiro, depois que uma viga bateu em sua cabeça. Wang estava dentro de um templo atingido por um deslizamento de terra. Ela conta que conseguia se mover, mas um segundo tremor a imprensou entre duas pedras. A aposentada sofreu fratura no quadril e escoriações no rosto.

Privação Fatal
Quanto tempo resistimos sem comer nem beber?
Há registros de pessoas que suportaram até 200 dias sem comer, mas esse tempo sempre varia conforme o peso e a estatura. Sem água, porém, a resistência é bem menor e o estado de saúde torna-se bastante grave após cerca de 36 horas (observe nesta matéria,que a senhora Wang, destaca: "para me manter viva, bebia água de chuva" Se este foi um motivo positivo para ela entrar para a história, em contra-partida há o fato dela ter ficado 195 horas debaixo de escombros). Continuando: Ficar sem comer por um ou dois dias, normalmente não ocasiona problemas que possam afetar gravemente a pessoa. Essa situação não costuma causar mais que tonturas e dores de cabeça. "O jejum não tem indicação para ser usado de forma rotineira do ponto de vista médico, mas tem sido praticado desde a antiguidade como preceito religioso para a purificação do espirito", diz o endicrinologista Danilo Alvarenga de Carvalho. Quando feito sem controle médico, porém, o jejum poderá implicar em sérios riscos para a saúde, inclusive levando à morte. Sem a ingestão de alimentos, o organismo começa a queimar suas reservas de energia, principalmente as gorduras. Depois delas, consome as proteínas que compõem os tecidos. Ficar muito tempo sem se alimentar também provoca diversas alterações metabólicas e hormonais, com perda de vitaminas e sais minerais, alterações da pressão arterial, desmaios e problemas psicológicos. Mas a falta de água é bem mais grave. Um homem de estatura média contém em seu corpo aproximadamente 40 litros de água, necessária para resfriar o corpo. Além disso, a água transporta as substâncias tóxicas que sobram da nutrição para serem eliminadas pelos rins e intestinos. Numa pessoa saudável, existe um equlíbrio entre a quantidade de líquidos e eliminados. A perda desse equilíbrio em poucos dias é o suficinete para matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */