/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, junho 04, 2008

DUAS QUESTÕES:
QUAL É O SER QUE VIVE MAIS TEMPO, E QUAL É O MAIOR DE TODOS?






A vida média de uma mosca doméstica é de apenas 30 dias. O Homem que oficialmente viveu mais tempo (foto), tendo morrido aos 112 anos, foi Antonio Todde, um camponês italiano, citado no livro Guinnes de Recordes, como o homem mais velho do mundo. Seus hábitos: trabalhou durante toda a sua vida, gostava de longas caminhadas e até no dia de sua morte (súbita) não deixou de tomar o seu vinho tinto. Uma mulher segundo dados extra-oficiais é campeão de longevidade entre os seres humanos. Viveu 129 anos. Mas mesmo com essas marcas incomuns, um conhecido réptil vence de mamíferos a insetos:

Em 1776, o explorador francês Marion de Fresne recolheu cinco jabutís Geochelone Sumerei (como o da foto), no seu habitatnatural - as ilhas Seychelles, no Oceano Índico. Dos cinco o que viveu mais tempo morreu em 1928, com 152 anos. A espécie ficou conhecida como tartarugas Marion. "Isso não significa que todos os quelônios - como é chamada a família das tartarugas - cheguem aos 150 anos, mas nos dá uma boa estimativa de seu longevidade", afirma o biólogo Flávio de Barros Molina, chefe do Departamento de Répteis da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. A média de longevidade dos jabutis é de 60 a 80 anos, com grande potencial para chegar aos 100" diz Flávio. Ao contrário dos mamíferos, os quelônios continuam crescendo a vida toda e, quanto mais velhos, mais fortes e mais saudáveis se tornam. As fêmeas mais velhas põem mais ovos e têm filhotes com saúde.
Com referência ao maior ser vivo do mundo (como mostra a foto ao lado), parece não deixar qualquer dúvida, mas não é bem assim: Sem sombra de dúvida, a baleia azul é o maior animal da Terra: chega a medir em média 30 metros de comprimento (o mesmo que um Boeing-737), e seu peso médio é de 135 toneladas, ao passo que o elefante é maior dos animais terrestres, com 3,50 m de altura e peso de até 6.400 kg, enquanto o homem mais alto do mundo mede 2,72 m. Pois é bom lembrar que as plantas também são seres vivos. Por isso, ao nos depararmos com a (foto abaixo) que mostra um fungo chamado Armillaria Ostaoyae, vamos ter uma gramde surpresa:

A maior criatura do planeta foi descoberta apenas em 1996: É um fungo que cresce sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no Estado do Oregon, Estados Unidos. Esse Armillaria Ostoyae, popularmente conhecido com "cogumelo do mel", nasceu como uma partícula minúscula, impossível de ser vista a olho nu, e foi estendendo seus filamentos durante um período estimado em 2.400 anos. Da superfície, dá para ver apenas suas extremidades junto aos troncos das árvores, mas debaixo da terra ele ocupa 880 hectares - o equivalente a 1.220 campos de futebol. "Ele ainda cresce de 70 centímetros a 1,20 metro por ano", diz o engenheiro agrônomo João Lúcio de Azevedo, da USP. Antes de sua descoberta, o maior ser vivo do mundo era outro fungo da mesma espécie, encontrado em 1992. Até os anos 90, o título pertencia a uma árvore sequóia da Califórnia (EUA).
Acesse no link à direita, da Revista-AR, tudo sobre espaço e aviação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */