/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, julho 16, 2008

GUERRA POR COMIDA
O planeta vive uma alta sem precedente mo preço dos alimentos. A fome mata uma criança a cada cinco segundos e ja provoca graves convulsões sociais.
CRISE EXPLOSIVA: No Paquistão, manifestantes enfrentam a polícia em protesto contra a alta da farinha
No dia 30 de junho último "Arquivos de um Repórter", publicou uma matéria, na qual, a ONU faz uma advertência ao mundo, que dos 6,5 bilhões de pessoas atualmente, o planeta terá em 2050, 9 bilhoes de habitantes, e citava a falta de perspectativa para os jovens do futuro e o agravamento da fome e da sede, especialmente, nos países mais pobres, a maioria situada abaixo da linha do equador. Após essa advertência, a mídia passou a focar mais o problema que já vem se acentuando desde fevereiro deste ano, ressalatando que a escasses de alimentos já se arrata desde os anos 70, mas que se agava a cada ano. Por isso, a matéria de hoje vai mostrar que com uma população 1/3 menor que a prevista para 2050 o quadro da fome no mundo já é uma realidade, e sem nenhuma perspectiva para do futuro.
PLANETA FAMINTO - Alta do preço dos alimentos pode elevar quase um bilhão o número de pessoas que passam fome no mundo
O aspecto mais cruel da exclusão social atende pelo nome de fome. A ausência de alimentação adequada carrega consigo a falta de educação, saúde, oportunidades de trabalho e dignidade. Nos últimos meses, o aumento significativo nos alimentos e o risco de faltar comida no mundo têm assustado nações, governos e, sobretudo, os que já acodam preocupados com o que colocar no prato todos os dias. A crise alimentar já é sentida no bolso do brasileiro e do mundo. A tarefa agora é evitar que es dor chegue ao estômago.
Desde os anos 70, a indústria mundial de alimentos passou por quatro períodos preocupantes. O primeiro foi entre 1971 e 1974. Já o mais recente, começou timidamente em 2003 e fez o mundo despertar para o problema desde fevereiro último. Segundo o Banco Mundial, o valor final dos alimentos subiu, em média, 40% em um ano - o do trigo aumentou 130%; do arroz, 74% e do milho, 31% - e a tendência é que permaneça alto até 2010, pelo menos. O estoque mundial de grãos chegou ao nível mais baixo dos últimos 30 anos.
Recente relatório da organização das Nações Unidas (ONU) apresenta os tristes reflexos da crise. No planeta atualmente, 850 milhões de pessoas sofrem de desnutrição, e a força da atual alta de preços arrastou mais 100 milhões para a indigência. A subnutrição mata uma criança a cada cinco segundos. (<veja o prato vazio desta criança, implorando por um pouco de comida). A região mais atingida é a África Subsaariana - ao sul do deserto do Saara -, que quase não produz comida e importa metade do trigo e 84% do arros que consome. Naquela região, 21 dos 36 países sofrem com a crise. O problema não é e jamais foi cusado por falta de alimentos, mas por falta de renda. "ESTE É O NOVO ROSTO DA FOME: HÁ COMIDA NAS PRATELEIRAS, MAS AS PESSOAS NÃO TÊM COMO PAGAR"
AS MAIORES VÍTIMAS:
Relação dos 22 países, que segundo a (ONU), estão mais sujeitos ao aumento nos preços de alimentos: 1-Eritréia; 2-Burundi; 3-Ilhas Comores; Tadjuiquistão; 5-Serra Leoa; 6-Libéria; 7-Zimbábue; 8-Etiópia; 9-Haiti; 10-Zâmbia; 11-República Centro Africana; Moçambique; 13-Tanzânia; 14-Guiné-Bissau; 15-Madagascar; 16-Mal
awi; 17-Camboja; 18-Coréia do Norte; 19-Ruanda; 20-Botsuana; 21 e 22-Quênia
Oportunamente, estaremos apresentando os verdadeiros "Vilões da Crise..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */