/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, agosto 19, 2008

TRAGÉDIA NO HIMALAIA
Alpinistas relatam horas de pânico no K-2
Sucessão de erros deixou 11 mortos após avalanche
(O K-2, o segundo pico mais alto do mundo (foto) , é mais dificil de escalar do que o Monte Everest.)
Durante dois meses, dezenas de escaladores lotaram os campos abaixo do pico de 8.610 metros situado próximo da fronteira do Paquistão com a China, para aclimatar-se ao ar rarefeito, exercitar-se na subida e esperar pacientemente o momento propício para a subida.
O momento chegou na madrugada do último dia 1º de agosto. Os integrantes de pelo menos cinco expedições começaram o último trecho da subida para a conquista da montanha irmã do Monte Everest, ligeiramente menor, mas muito perigosa - o K-2, um gigantesco pico resplandecente no formato de pirâmide -, coberta pela neve das recentes tempestades. Gerald Mc Donnell, 37, que integrava uma equipe holandesa, escreveu em seu blog quando foi fixada a data da subida: "Que a sorte e a boa fortuna prevaleçam! Cruzemos os dedos."Mas a sorte não ajudou. Na subida dos últimos 609 metros, um escalador sérvio caiu e morreu. Em seguida morreu um carregador paquistanês na tentativa de salvar o sérvio. Na volta, um pedaço enorme de gelo despencou do alto, arrastando pelo menos quatro escaladores amarrados , que morreram, e deixou alguns outros presos na zona da morte, acima dos 7.924 metros, onde acabaram morrendo no frio mais intenso, sem oxigênio e sem cordas.
Nas horas e nos dias seguintes, alguns dos que ficaram no K-2 conseguiram encontrar o caminho para a salvação com um esforço imenso; alguns cairam e morreram e outos desapereceram para sempre nas imensidões geladas das montanhas. Os boletins divulgados no site da expedição acompanharam o desenrolar da tragédia: A situação de "Gerald Mc Donnell, é ignorada. Não ouvimos nem vimos nada de Gerald" Ao todo, 11 vidas se perderam no mais grave episódio no K-2, desde que 13 alpinistas morreram no prazo de duas semanas, em 1986, em um dos piores desastres da história do alpinismo.
DEPOIMENTOS:
O escalador Wilco van Rooijen, descreveu o caos. Falando do leito de um hospital, na cidade de de Skardu, no norte do Paquistão, ele disse à Reuters: "Todo mundo lutava para slavar a própria pele e eu ainda não entendo porque todos estavam abandonando os outros. As pessoas correram para baixo, mas não sabiam para onde ir, então, muitos se perderam do lado errado da montanha."
Nicholas Rice, alpinista de Los Angeles, explica: "o bloco de gelo carregou consigo as cordas e quando a noite caiu e a temperatura despencou, os alpinistas enfrentaram uma escolha terrível: esperar por socorro nessa zona de morte ou descer sem cordas fixadas. As temperaturas no topo do K-2 durante a noite podem chegar a 40 graus negativos."concluiu.
O italiano Marco Confortola, foi o último a chegar ao campo-base: cambaleando, com os pés congelados e já enegrecidos, ainda conseguiu dar um depoimento: "Ouvi falar que muitos morreram e só alguns conseguriam chegar em baixo. Estou feliz por ser um deles."
À direita deste blog, link a Revist@--@R

2 comentários:

  1. "alguns cairam e morreram e outos desapereceram para sempre nas imensidões geladas das montanhas"...que pânico!Às vezes me ponho a pensar se não é caso destes aventureiros se aperfeiçoarem melhor na teoria. Tenho a impressão de que a ânsia pela adrenalina, pela emoção de estar num lugar tão absolutamente perigoso a ponto de se tornar extasiante ofusca o bom senso. Posso estar errada, mas só de ler a matéria me sinto agoniada...
    Obrigada por mais uma interessante informação Roberto. Sou fã de seu blog!
    Bjs, Bruna Constantino

    ResponderExcluir
  2. Ahh!Aproveitando o post Roberto, caso aja possibilidade gostaria de ler sobre o 'buraco azul'.
    Achei fantástica, fenomenal uma reportagem que assisti no Discovery Channel sobre. Infelizmente só não consegui entender o surgimento dessa maravilha; é algo sobre o deslocamento de placa de uma caverna submersa...Enfim, se encontrares algo à respeito, não deixe de compartilhar!
    Bruna Constantino.

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */