/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, setembro 10, 2008

Planeta Faminto - (4) Desde o dia 30 de junho último, esta é a 4a. matéria que "Arquivos de um Repórter", publica sobre a "Fome no Mundo", baseado a partir da advertência da ONU, ao apresentar dados dramáticos o crescimento demográfico que se tornará dramático em meados deste século, quando dos atuais 6,7 bilhões de pessoas, o planeta terá uma população de 9 bilhões de habitantes,no ano de 2.050. Nesse documento foi citada a falta de perspectativa para os jovens do futuro, com agravamento da fome e da sede, especialmente, nos países mais pobres. Hoje no planeta, 850 milhões de pessoas sofrem de desnutrição, e a força da atual alta de preços arrastou mais 100 milhões de pessoas para a indigência. A subnutrição mata uma criança a cada cinco segundos. A região mais atingida é a África Subsaariana - ao sul do deserto do Saara -, que quase não produz comida e importa metade do trigo e 84% do arrôs que consome. Naquela região, 21 dos 36 países sofrem com a crise. O problema ainda não é a falta de alimentos, mas a falta de renda.Se continuarmos acreditando que tipo de problema não nos diz respeito, estaremos mergulhando todos juntos para o caos. Felizmente, algumas famílias articuladas, já encaram a aproximação dessa dura realidade, não aceitando que aqueles que comandam seus rebanhos religiosos lhes imputem pecado pelo controle da natalidade. Na verdade, fala-se em nome uma ética, coberta de hipocrísia, como se esses segmentos desconhecessem a realidade de estatísticas desanimadoras.
Brasil, uma luz no fim do túnel
Em meio à crise mundial, o Brasil é uma rara excessão, podendo se considerar a "última grande fronteira de produção agrícola", aposta Antonio Márcio Buainain, especialista em Econômia Agrícola. O País é um dos maiores produtores e tem ainda potencial para expandir. "Isso nos permite contribuir para reduzir essa distorção. Mas é preciso infra-estrutura", alerta ele. O fato do Brasil ter a maior área agrícola do mundo pode nos deixar longe do risco de passar fome por falta de comida e ainda aumentar nossa relevância no cenário internacional. Por outro lado, especialistas garantem que o Brasil é o único país tropical com tecnologia avançada e estrutura de pesquisa agrônoma ampla e de qualidade. Ademar Ribeiro Romeiro, chefe do departamento de Agroeconomia da Universidade de Campinas (Unicamp),cita a Europa para dar a dimensão exata da imporrtância brasileira nessa crise. Ele diz que, naquele continente, além de não haver mais espaço físico livre para o cultivo, o custo de produção é alto e os agricultores precisam de muita ajuda do governo para trabalhar (os chamados subsídios). Isso não acontece por aquí. "O Brasil pode dar respostas muito rápidas, de um ano para outro. E pode ser o produtor mundial, tanto de alimentos quanto de biocombustíveis. Ocupamos 16% de nossa área disponível para plantio, sem contar a Amazônia. Falo só das áreas abertas, para gerar comida e energia. E a produção de álcool ocupa menos de 3% do espaço disponível para isso", esclarece Romeiro, que chama de rídiculo o temor de faltar comida por causa dos biocombustíveis.
Amanhã, nosso blog estará apresentando as quatro aeronaves que protagonizaram o mais ousado ato de terrorismo da História da Humanidade, no dia 11 de setembro de 2001. Não perca!
Acesse à dir. deste blog: photolink, com imagens diversificadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */