/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, dezembro 26, 2009

ANO NOVO, DESTINO NOVO
4- MARAÚ: SURPRESA TRANQÜILA E PRESERVADA
A península do Maraú, na Bahia, surpreende logo de chegada. A grande extensão de terra, que começa nas proximidades de Itacaré, junto ao rio das Contas, é o início da Costa do Dendê para quem vem do sul. As águas são tão tranqüilas quanto o ritmo local. É um lugar para chegar, estirar na areia e não pensar em mais nada.
A beleza das praias, da vegetação e da sua culinária impressiona o visitante. É difícil encontrar pedaços de terra onde águas muito claras não se mesclam a uma vegetação preservada e areias branquinhas. A mais conhecida - e famosa, procurada e com infra-estrutura - das praias é a de Taipus de Fora. É lá que se formam as piscinas naturais verdinhas repletas de peixes e outros animais marinhos. Mas fique atento ao calendário lunar. A melhor época para mergulhar é na maré baixa três dias antes da lua cheia e da nova.
O mergulho nas piscinas de Taipus tem uma vantagem sobre outras praias. Com os pés na areia você coloca seu óculos e snorkel e já mergulha. Não é necessário ficar preso a barcos nem horários. A estrada que leva até Barra Grande e Taipus passa pelo pico da região. Ok, são só 51 metros de altura, mas a subida já vale pela vista. É de lá que você consegue ter a noção real de como o braço de terra invade o mar e forma a tranqüila baía de águas quentes. O morro do Taipu, como é chamado o pico, tem um diferencial: um Farol quadrado, coisa que poucos lugares no Brasil têm. Uma visita à península não é completa sem uma passagem pela ponta do Mutá e Barra Grande. A ponta do Mutá merece um dia todo. Não que a praia seja enorme e cheia de atrações. Mas a calma reina e passar correndo pela entrada da baía de Camumu é um verdadeiro sacrilégio.As águas são extremamente calmas, claras e mornas. É entrar e se sentir em um grande lago. A areia, clara e fina, é o melhor palco para assistir o pôr-do-sol na região.
Já Barra Grande é a maior vila da península - e mesmo assim sem o burburinho turístico de outros destinos baianos. Bares descolados, boas pousadas e uma vida noturna um pouco mais agitada se instalaram por ali.

Como chegar>>> É necessário fazer a travessia do povoado de Barra Grande, que dispões de três saídas diárias de barco para Maraú. Por terra, a partida é da cidade de Ubaitaba, na BR 0-30 e prossegue pela BR-101 até a Ponta do Mutá, extremidade da Península. O aeroporto mais próximo fica em Ilhéus, sendo que é possível chegar em pequenos aviões que ligam Morro de São Paulo, Salvador e Barra Grande
(Amanhã têm mais sugestões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */