/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, março 29, 2008

Série: "GRANDES REPORTAGENS" (Sáb/Dom)

DUBAI SUBSTITUI PETRÓLEO POR TURISMO
E CONSTRÓI SETE MARAVILHAS PARA O MUNDO

O Burj Dubai (na foto), será a maior construção do mundo quando for inaugurado em 2009. A construção faz parte de um complexo de 2 km² conhecido como “Dubai Central” e foi desenhada por Adrian Smith. O orçamento total do projeto é de 4 bilhões de dólares e o complexo de Dubai Central ficará em 20 bilhões. Seu formato é inspirado por uma flor nativa do deserto que aparece freqüentemente nos adornos islâmicos, mas também tem um propósito prático: o formato serpenteado garante que a massa da estrutura diminua à medida que alcança o topo, tornando-a mais firme .








(Fotos do lado esq.): (1) A Palm Island - Ilha em forma de palmeira, formada pelas três maiores ilhas artificiais do mundo; ficam localizadas na costa dos Emirados Árabes Unidos, no Golfo Pérsico. Quando prontas acrescentarão 520 km de praia à Dubai. (2) Dubailand - o maior parque de diversões do mundo, terá duas vezes o tamanho da Disney World. (3) Shopping de Dubai - Quando terminado será o maior do mundo, com uma área aproximada de 4 milhões de qulômetros quadrados, e comportará entre 10 e 15 outros shoppings menores e mais de 1.000 lojas. Entre as atrações contará com uma Fashion Island (o maior mercado de jóias do mundo!), e um dos maiores aquários do planeta. (Fotos do lado dir.): (1) As Ilhas Mundo - São ilhas artificiais na forma do mapa mundial. As Ilhas Mundo são um arquipélago de 300 ilhas no formato do mapa do mundo. Estão sendo construídas usando basicamente areia dragada do próprio mar. Cada ilha varia de 23.000 m² a 84.000 m² de área. O complexo cobrirá uma área de 9 quilômetros de comprimento por 6 de largura, circulada por um quebra-mar ovalado. O único meio de transporte entre as ilhas será barco ou helicóptero. (2) Hydrópolis - O mais luxuoso resort subquático do mundo trará um novo significado: "O apartamento com vista para o mar", a apenas 20 metros do Golfo Pérsico. O Hydrópolis comportará 220 suítes. Reforçado por concreto e aço, suas paredes de "plexiglas" e domos em forma de bolhas, oferecerão uma bela visão do mundo aquático. (3) Ski Dubai- O maior resort de esqui indoor do mundo, já pode ser visitado em seus 6.800 quilômetros quadrados de área de ski indoor. É parte do Shopping dos Emirados, um dos maiores shopping centers do mundo.

sexta-feira, março 28, 2008

EXPOSIÇÃO "OCEANO VIDA ESCONDIDA"...

FOTOS DE ÁGUAS-VIVAS E SERES MARINHOS
A exposição reune fotografias, vídeos e imagens captadas
por uma equipe de biólogos do Centro de Biologia da USPFotos: (1) - Águas-vivas são alguns dos seres marinhos em destaque na exposição; (2) - Uma dose de veneno do polvo de anéis azuis é capaz de matar mais de um homem; (3) - (à esq.) Detalhe colorido de um dos do peixe choco; (4) - Seres microscópios podem ser vistos em fotos e vídeos na exposição; (5) - Sempre inspirado em Jacques Cousteau o fotógrafo Merrit ganhou a medalha International Print Exhibition por esta foto feita cara-a-cara com um tubarão-martelo.
Corais, águas-vivas e outros seres pequenos e exóticos do fundo do mar poderão ser vistos de perto na exposição "Oceano: Vida Escondida", que foi aberta no início deste mês, na Estação Ciência, da Universidade de São Paulo (USP). A mostra reúne fotografias, vídeos e imagens captadas por uma equipe de biólogos do Centro de Biologia Marinha da universidade, além de materiais manipuláveis, como esqueletos de bolachas-do-mar e de ouriço do mar. A idéia é exibir organismos minúsculos pouco fotografados e conhecidos pelo público e ressaltar a importância deles na biodiversidade marinha. Pequenas águas-vivas, crustáceos, microalgas são alguns dos animais da mostra. A exposição ficará aberta até o dia 11 de maio e disponibiliza mais informações sobre crustáceos, microalgas, que são alguns dos animais da mostra.
OCEANO: VIDA ESCONDIDA - Na Estação Ciência, Rua Guaicurus, 1394 - Lapa, São Paulo. De 8 de março a 11 de maio; de terça a sexta das 8h às 18h; finais de semanas e feriados das 9h às 18h. O ingresso custa R$2. (grátis para menores de 6 anos, maiores de 60, no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês).

quarta-feira, março 26, 2008

NEOTERRORISMO É MAPEADO DIÁRIAMENTE

GRUPO MULTIDISCIPLINAR ESTUDA NOVA FACE DA VIOLÊNCIA MUNDIAL
Quais são as especificidades do terrorismo contemporâneo? Em que lugares e de que maneiras se manifesta? Há terrorismo no Brasil? Estas são algumas das questões que vêm sendo estudadas pelo Grupo de Acompanhamento e Análise do Terrorismo Internacional (Gaati), coordenado pelos historiadores Francisco Carlos Teixeira da Silva e Alexander Zhebit, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “O grupo pretende desenvolver um olhar brasileiro sobre o tema, deixando de ‘importar’ conceitos de outros países. Ainda que nunca tenhamos sofrido qualquer ação do gênero, buscamos adequar esses conceitos à nossa realidade”, diz Silva. Formado por alunos de pós-graduação e graduação de áreas como história, ciências sociais, direito e relações internacionais, seu campo de pesquisa é o neoterrorismo, fenômeno que teve como marco inicial o primeiro atentado ao edifício das Torres Gêmeas (World Trade Center, em Nova York, Estados Unidos), em 1993. A partir daí, as ações terroristas pelo mundo adquiriram uma face bastante diferente da que havia anteriormente.
(Atualizado diariamente, o mapa interativo fornece dados sobre os atentados ocorridos nas principais cidades do mundo).
O conceito do neoterrorismo vincula-se às ações de grupos radicais islâmicos e designa a violência de massa, que atinge as multidões civis. Sua linguagem política difere da de grupos como, por exemplo, o basco ETA, cujos alvos eram autoridades governamentais e que raramente produzia grande número de mortos”, distingue Arthur Bernardes do Amaral, mestrando de relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e um dos 11 integrantes do grupo. Suas motivações são também diferentes, pois sua luta se volta contra a sociedade ocidental em seu conjunto. Outra característica do movimento é o aproveitamento da velocidade de propagação da mídia para instaurar o medo generalizado. “Com isso, colocam sob ameaça um dos ideais mais valorizados pelo Ocidente: a liberdade individual”.
Como forma de dar maior visibilidade ao tema, o Gaati criou um mapa para ilustrar espacialmente as ações terroristas ocorridas desde 1993. O mapa do terrorismo internacional é atualizado diariamente com base em informações de agências de notícias internacionais e pode ser consultado na página do grupo na internet . “Ele serve também como um chamariz para que as pessoas interessadas em maior aprofundamento leiam os artigos que produzimos”, afirma Bárbara Lima, mestranda de história comparada na UFRJ, líder de pesquisa do grupo. Outra iniciativa, nesse sentido, é a elaboração de um glossário do terrorismo, que em breve será adicionado à página virtual. Os ataques comandados pelo narcotráfico na América Latina, bem como as facções criminosas brasileiras, como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital, também estão representados. Arthur Amaral ressalta, porém, que terrorismo e narcotráfico são fenômenos completamente distintos. “Enquanto as motivações do terrorismo são essencialmente políticas, as do crime organizado são estritamente econômicas. Nos últimos anos, os Estados Unidos vêm tentando definir as práticas do crime organizado como terroristas para assim conseguir plena liberdade para combatê-lo. A principal semelhança entre os dois é o fato de serem organizações não-governamentais cujas ações atingem diretamente a população civil”, esclarece Amaral. O Gaati integra o Laboratório de Estudos do Tempo Presente (Tempo) e conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Rio de Janeiro (Faperj).
Vários artigos da Revista "Ciência Hoje" são incluidos em nosso blog.

segunda-feira, março 24, 2008

APOCALIPSE JÁ !

Já começou a catástrofe causada peloaquecimento global, que se esperava para daqui a trinta ou quarenta anos. A ciência não sabe como reverter seus efeitos. A saída para a geração que quase destruiu a espaçonave Terraé é adaptar-se a furacões, secas, inundações e incêndios florestais. As três primeiras fotos deste artigo foram realizadas no Chile e na Argentina.
AS SEIS PRAGAS DO AQUECIMENTO
Seis mudanças de grandes proporções causadas pelo aquecimento global estão relacionadas a seguir. Todas estão ocorrendo agora, afetam não apenas o clima mas perturbam a vida das pessoas e têm como única previsão futura o agravamento da situação. É assustador observar que eventos assim, de dimensões ciclônicas, sejam o resultado do aumento de apenas 1 grau na temperatura média da Terra, uma fração do calor previsto para as próximas décadas.
O Ártico e o Antártico estão derretendo – A cobertura de gelo nesses regiões mais extremas do planeta. têm diminui ao ritmo constante de 8% ao ano há três décadas. No ano passado, a camada de gelo foi 30% menor em relação à de 1979, uma redução de quase 2 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente à soma dos territórios da França, da Alemanha, de Portugal, da Espanha e do Reino Unido.
Os furacões estão mais fortes – Devido ao aquecimento das águas, a ocorrência de furacões das categorias 4 e 5 – os mais intensos da escala – dobrou nos últimos 35 anos. O furacão Katrina, que destruiu Nova Orleans, é uma amostra dessa nova realidade.
O Brasil na rota dos ciclones – Até então a salvo desse tipo de tormenta, o litoral sul do Brasil foi varrido por um forte ciclone em 2004. De lá para cá, a chegada à costa de outras tempestades similares, ainda que de menor intensidade, mostra que o problema veio para ficar.
O nível do mar subiu – A elevação desde o início do século passado está entre 8 e 20 centímetros. Em certas áreas litorâneas, como algumas ilhas do Pacífico, isso significou um avanço de 100 metros na maré alta. Um estudo da ONU estima que o nível das águas subirá 1 metro até o fim deste século. Cidades à beira-mar, como o Recife, precisarão ser protegidas por diques.
Os desertos avançam – O total de áreas atingidas por secas dobrou em trinta anos. Uma quarto da superfície do planeta é agora de desertos. Só na China, as áreas desérticas avançam 10.000 quilômetros quadrados por ano, o equivalente ao território do Líbano.
Já se contam os mortos – A Organização das Nações Unidas estima que 150.000 pessoas morrem anualmente por causa de secas, inundações e outros fatores relacionados diretamente ao aquecimento global. Em 2030, o número dobrará.
URSOS CANIBAIS - O aquecimento global fez diminuir em 20% a calota polar ártica nas últimas três décadas, reduzindo o território de caça dos ursos-polares. Muitos deles ficaram sem alimento. A mudança radical de seu habitat provocada pelo homem está custando caro aos ursos. Recentemente, no Mar de Beaufort, no Alasca, pesquisadores americanos que há 24 anos estudam a região identificaram um caso inédito de canibalismo na espécie: duas fêmeas, um macho jovem e um filhote foram atacados e comidos por um grupo de machos. Estimativas apontam que os ursos-polares podem desaparecer em vinte anos.

sábado, março 22, 2008

O MAIOR TEATRO AO AR LIVRE DO MUNDO (S/D)

EM NOVA JERUSALÉM (PE),O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA !
A PAIXÃO DE JESUS, CENA A CENA
O fascínio que o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém exerce no público não está apenas na grandiosidade das construções, na atmosfera que ali se respira e na beleza da história de Jesus. Reside também na participação ativa do público, diante da mobilidade das cenas.
Entre um ato e outro, uma multidão movida pela emoção passada pela boa interpretação dos atores, caminha entre os cenários, transportando-se por algumas horas à época de Cristo e revivendo sua saga. Do Sermão à Ressurreição, olhos atentos acompanham com paixão o resultado do trabalho de 41 anos, que transformou um sonho na realidade do maior teatro ao ar livre do mundo.






Da esquerda para a direita todo o desenrolar da "Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo" por renomados atores no Teatro de Nova Jerusalém.
1- O Sermão
PRÓLOGO: Os Profetas Moisés e Elias anunciam a vinda do Filho de Deus. Jesus aparece transfigurado entre os dois profetas. TENTAÇÃO NO DESERTO: Jesus, após quarenta dias no deserto, é tentado pelas múltiplas faces do demônio. SERMÃO DA MONTANHA: Jesus prega à multidão, acolhe as criancinhas, cura e ensina o Pai Nosso. Ao saber da prisão de João, o Batista, decide seguir para Jerusalém.

2- O Templo de Jerusalém
DISCUSSÕES NO TEMPLO: Jesus entra triunfalmente em Jerusalém, aclamado pelo povo. Expulsa os vendilhões do Templo e discute com fariseus, escribas e doutores da lei. O SINÉDRIO: Presidido pelo Sumo Sacerdote, Caifás, o conselho supremo do Sinédrio se reúne e decide condenar Jesus. Judas vende o seu mestre por trinta moedas.

3- O Cenáculo
A ÚLTIMA CEIA: Jesus reúne os seus discípulos para a Última Ceia e deles se despede, dando-lhes o pão (o seu corpo) e o vinho (o seu sangue).
4-O Horto
AGONIA NO HORTO: Jesus sofre antevendo sua Paixão e Morte. A TRAIÇÃO: Judas, com um beijo, entrega Jesus aos soldados de Caifás. A PRISÃO DE JESUS: Jesus é levado preso para ser julgado.
5- O Palácio de Herodes
A BACANAL DE HERODES: A bacanal do rei Herodes é interrompida com a chegada dos sacerdotes que conduzem Jesus. JESUS PERANTE HERODES: Herodes pede a Jesus um milagre e não é atendido. Irritado, o rei manda-o de volta a Pilatos.
6- O Fórum Romano
JESUS PERANTE PILATOS: O Pretório Romano é invadido pela multidão e pelos que querem a morte de Jesus. Pilatos, o Procurador de Roma, chega ao Pretório numa biga romana e saúda os seus legionários.
A FLAGELAÇÃO DE JESUS: Pilatos interroga Jesus e manda-o à flagelação. A CONDENAÇÃO DE JESUS: Pilatos solta Barrabás e lava as mãos, condenando o Nazareno a morrer na cruz.
7- A Via Sacra
O ENCONTRO COM MARIA:
Carregando a cruz, Jesus cai pela primeira vez e encontra-se com Maria, a sua mãe. AS MULHERES DAS LAMENTAÇÕES: Compadecido das lamentações das mulheres, Jesus fala às filhas de Jerusalém. O CIRINEU: Jesus cai pela segunda e pela terceira vez e é ajudado pelo cireneu a transportar a cruz.
8- O Calvário
O DESESPERO DE JUDAS: Judas é atormentado por sua consciência, por ter traido e entregue o Filho de Deus à morte e enforca-se, por isso. CRUCIFICAÇÃO E MORTE NA CRUZ: Jesus é pregado na cruz entre dois malfeitores. É ultrajado e escarnecido pelos seus algozes. Na hora nona expira, entregando ao Pai o seu espírito. A terra treme e tudo escurece com a morte do Filho do Homem. A DESCIDA DA CRUZ: José de Arimatéia reclama o corpo de Jesus, que é retirado da cruz. MATER DOLOROSA: O corpo de Jesus é colocado no regaço de Maria, que chora sobre o filho morto.
9- O Sepulcro
O SEPULTAMENTO:
Arimatéia e Nicodemos, com os seus servos, levam o corpo de Jesus para ser sepultado num túmulo novo, próximo ao local de suplício. Maria, Madalena e João seguem o cortejo fúnebre.
A RESSURREIÇÃO: Jesus é sepultado e o sepulcro é fechado. Atendendo a uma ordem de Pilatos, soldados romanos montam guarda ao sepulcro. Na madrugada do terceiro dia, numa forte comoção, a grande pedra do sepulcro se move sozinha. Os guardas romanos fogem apavorados. Jesus, glorioso, ressurge dos mortos para a nova vida. AS TRÊS MARIAS: Maria Madalena, Maria Salomé e Maria de Cleofas vêm juntas para embalsamar o corpo de Jesus. Encontram vazio o sepulcro.
O ANJO DA RESSURREIÇÃO: Um anjo anuncia às três marias a ressurreição de Jesus e lhes pede que sigam para a Galiléia. A ASCENSÃO: Quarenta dias após a sua ressurreição, Jesus sobe, entre nuvens, para a Glória do Pai, diante da multidão extasiada.

Agradecemos a colaboração da EMPETUR - Secretaria de Turismo do Governo de Pernambuco

sexta-feira, março 21, 2008

ESPÉCIES EM EXTINÇÃO

CONHEÇA A JARARACA-ILHOA
Uma serpente que só vive na Ilha da Queimada Grande, em São Paulo Procura-se! Nome científico: Bothrops insularis. Nome popular: jararaca-ilhoa. Tamanho médio: 70 centímetros de comprimento. Local onde é encontradotrado: Ilha da Queimada Grande, São Paulo. Hábitat: Mata Atlântica. Motivo da Busca: animal ameaçado de extinção.
Fonte: "INSTITUTO CIÊNCIA HOJE"
Uma pequena ilha, localizada a cerca 30 quilômetros do litoral sul do estado de São Paulo, é o lar de diferentes espécies de animais, e, abriga, em especial, serpentes. Isso mesmo! Muitas, muitas, mas muitas cobras mesmo povoam a Ilha da Queimada Grande, lugar que não é mais habitado pelo ser humano há, pelo menos, 83 anos. A jararaca-ilhoa é uma espécie endêmica dessa ilha, ou seja, ela não existe em outro lugar do planeta! A jararaca-ilhoa foi descoberta pelo herpetólogo Afrânio do Amaral, em 1921. Desde então, diversos estudos revelaram características curiosas que diferenciam a ilhoa de outras espécies de jararacas que vivem no continente. A jararaca-ilhoa, quando jovem, tem hábitos parecidos com os das jararacas do continente: ambas se alimentam à noite e comem, principalmente, pequenas pererecas, rãs, lagartos e centopéias. Porém, quando se tornam adultas, surgem as diferenças. As jararacas do continente continuam sendo noturnas, vivem quase exclusivamente no chão e passam a se alimentar, principalmente, de pequenos roedores. Como não há roedores em Queimada Grande, a jararaca-ilhoa adulta desenvolveu o hábito de se alimentar das aves que visitam a ilha, como o coleirinha, o sabiá-una e o tuque. Para capturar suas presas, a jararaca-ilhoa adulta trocou a caça noturna pela diurna e freqüentemente é vista subindo em árvores e arbustos. O veneno da jararaca-ilhoa é cinco vezes mais poderoso que o da jararaca comum. Ele age rapidamente, paralisando a presa, que ela devora na hora. Mas não pense que todas as aves da ilha são presas fáceis para a ilhoa. Algumas, como a corruíra, parecem reconhecer a serpente, de forma que quase sempre conseguem evitar seus ataques e podem morar também na ilha sem sustos. Hoje, a Ilha da Queimada Grande possui uma das maiores populações de serpentes por metro quadrado no mundo, mas, devido ao pequeno tamanho do local, as cobras que lá vivem estão criticamente ameaçadas de extinção. Mesmo não sendo habitada por pessoas, a Ilha ainda apresenta algumas alterações no ambiente da região da época em que foi povoada por humanos. A jararaca-ilhoa, assim como outras espécies de animais que possam ser exclusivas da Ilha da Queimada Grande, desaparecerá da natureza para sempre, se a região não for preservada.

sexta-feira, março 14, 2008

CONHECENDO A AMÉRICA DO SUL

A EXUBERANTE PATAGÔNIAAs paisagens geladas tranformaram-se em point dos brasileiros no inverno. Delimitada pela imponente Cordilheira dos Andes e pelo Oceano Atlântico, a Patagônia Argentina é parte de uma das regiões mais bonitas do planeta. Dividida em duas sub-regiões, é dona de um cenário diversificado: de um lado, cadeias montanhosas permeadas por vales, bosques, lagos e geleiras; do outro, extensas e áridas planícies litorâneas, cercadas por rica e variada fauna.
Bariloche (foto), é considerada a "capital da Patagônia Argentina", San Carlos de Bariloche é point de brasileiros no inverno, quando a temperatura chega a atingir - 18° C. A cidade é o lugar ideal para quem curte esqui, turismo de aventura, pesca e natureza - é a partir de lá, por exemplo, que saem excursões em direção aos famosos Cerros Catedral, López, Otto e Tronador, muito conhecido por seus glaciais.

Localizado no Parque Nacional Los Glaciares, junto com pelo menos mais 350 glaciais, o glacial Perito Moreno (foto), é uma das atrações que mais chama a atenção dos turistas na Patagônia Argentina. Considerado o maior da região, com 5 km de largura e uma altura de aproximadamente 60 metros sobre o nível da água, é mundialmente conhecido por seus desmoronamentos, quando enormes blocos de gelo se desprendem e caem no mar. A porta de entrada para o Parque, que é considerado o mais importante do gênero em todo o mundo, é feito pela cidade de El Cafalate.Outro local bastante procurado por turistas é Ushuaia, a cidade mais meridional do planeta (foto). Por lá, os atrativos vão do Museu Marítimo ao "Parque Nacional Tierra del Fuego", onde vivem espécies exóticas da fauna como zorros vermelhos, guanacos, castores e condores. Delimitado pelo Canal Beagle, possibilita ainda a observação de lobos marinhos e pingüins de Magalhães.
Para quem gosta
de aventura, o pequeno povoado de El Chaltén é a uma boa opção de passeio. Próximo à Província de Santa Cruz, o lugar é cercado por montanhas, o que o torna ideal para a prática de trekking e alpinismo. Por lá ficam os paredões de Cerro Torre e o Fitz Roy, escaladas verticais que
se apresentam como um grande desafio até para alpinistas mais experientes.Além do trekking e do alpinismo, esportes de aventura como mountain bike, rafting, canoagem, cavalgada e ski são bastante comuns na Patagônia Argentina. Os veleiros e cruzeiros no Canal Beagle e outros estreitos da área da Tierra del Fuego também são hits entre os visitantes da região. Os trajetos mais famosos costumam ser até a Isla de los Estados, o Cabo de Hornos e a Antártida.Por incrível que pareça, a Patagônia Argentina também é procurada entre turistas que buscam descanso e conforto. Os locais cobiçados pelos que querem sossego costumam ser as estações de inverno de nível internacional como Cerro Castor e Las Leñas, que oferecem toda a infra-estrutura e mordomias como clube de crianças, serviço de babysitter e restaurantes estrelados. Neste --FIM DE SEMANA--, "Grandes Reportagens" estará fazendo uma aventura pelas trilhas da grande Montanha!

quinta-feira, março 13, 2008

APERTE BEM O CINTO...

AEROPORTOS EXÓTICOS...PORÉM INSEGUROS


Começamos pelos mais movimentados aeroportos do Brasil. Na verdade dois porta- aviões! O da esquerda, é o aeroporto de Congonhas em São Paulo, embora não demonstre, tanto quanto, o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, confirmou recentemente que as aparências enganam, quando sua pista sem escape produziu o maior acidente aéreo da história da aviação brasileira, o do Airbus da TAM. Congonhas mostrou que pousos e decolagens (principalmente em dias de chuva), é missão para um bom piloto de porta-aviões. Enquanto, um piloto que opera em porta-aviões vier a ter uma dificuldade, enfrenta muita água nas extremidades da pista, enquanto o colega que opera em Congonhas ou em outro aeroporto, enfrenta uma situação que não só o preocupa com o destino de seus passageiros, mas há milhões de vidas que vivem ao seu redor. A pista do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro (à dir.), se aproxima mais, da de um porta-aviões. Nesse caso então, deveria oferecer mais segurança (afinal o mar é um escape natural, pois não coloca em risco a vida de seus vizinhos), mas não é bem assim. Observe na foto citadaà, que nas cabeceiras das pistas mais próximas, há uma rua interna que passa acerca de cinco metros delas para chegar ao Arsenal da Marinha, que fica numa pequena ilha (também à dir). Recentemente, um táxi que passava por lá, no momento em que um avião dava força total às suas turbinas para decolar, acabou sendo atirando como uma folha de papel, para bem longe, causando a morte do taxista. Antes, outros acidentes já haviam ocorrido nessa rua.






Não pense que o problema se restringe aos aeroportos do nosso país. Hoje, "Arquivos de um repórter" vai apresentar alguns dos inúmeros aeroportos espalhados pelo mundo, que não deveriam ser homologados, com raras excessoes. (1)- PILOTO OU BANHISTA? O AEROPORTO DE SAN MARTIM, situado numa Ilha do Caribe, a 250 km, entre Guadalupe e Porto Rico, parte setentrional da ilha que pertence à França, ao passo que a parte meridional a Holanda. Entre suas maiores atrações turísticas, está o seu aeroporto, que recebe o maior número de visitantes, que além de oferecer uma boa praia, oferece aos banhistas a oportunidade de serem atropelados por um avião.
(2)- PILOTO OU ALPINISTA? Vendo a foto (à dir.), começa-se a acreditar que pista de aviões pode ser igual a de automobilismo. Quanto mais curva mais emoção. Pelo menos é que sugere esta "pista" bizarra do aeroporto de
COURCHEVEL, na França.









(3)- UM BOM EXEMPLO, MAS NÃO MENOS EXÓTICO - Numa disputa constante entre a natureza e a tecnologia, o resultado produziu uma obra aeroportuária de bom senso. Graças a um projeto arrojado, foi possivel nos últimos anos modernizar e aumentar a segurança deste AEROPORTO da ILHA da MADEIRA (Portugal), (à esq.), ampliando a sua pista, através da construção de um viaduto sobre o mar, qualificado-o a receber os maiores aviões comerciais do mundo, transformando-se na principal porta de entrada de turistas que demandam àquela bela região lusitana. 4- PARA MOTORISTAS APRESSADOS: "Que tal tocar a buzina e atravessar com o farol vermelho?" Se você pensa que só o aeroporto de São Paulo, está entravado num centro densamente povoado, aproveite para se arrepiar, ao ver esta foto do AEROPORTO INTERNACIONAL DE GILBRALTAR, uma pequena península rochosa que faz fronteira com a Espanha, separada do Marrocos pelo Estreito de Gilbraltar. A geografia acidentada dessa peninsula obrigou que uma de suas principais avenidas, fosse obrigada a cruzar duas pistas para pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, como o da foto, que no momento da decolagem. Pelo menos aqui sobra um consolo: os motoristas perdem a pressa, e respeitam o sinal vermelho!

quarta-feira, março 12, 2008

TESOUROS DA NATUREZA

........ A MAIOR BARREIRA DE CORAIS DO MUNDOA Grande Barreira de Coral, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland, patrimônio mundial da Unesco, tem uma extensão de cerca de 2.300 km, e corre risco de um dia desaparecer. A Grande Barreira de Coral é composta por cerca de 2.900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral. Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1.500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, de 5.000 a 8.000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1.330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermes. A área é também notória pela presença de cubozoários, um grupo de cnidários conhecidos pelas toxinas perigosas para o Homem. A maior parte da geografia da Austrália é composta por desertos ou zonas semi-áridas— 40% da massa terrestre está coberta por dunas de areia. Só os cantos sudeste e sudoeste têm um clima temperado e um solo moderadamente fértil. A parte norte do país tem um clima tropical: parte é floresta tropical, parte são pastagens e parte é deserto. A Grande Barreira de Recifes, o maior recife de coral do mundo, situa-se a pouca distância da costa nordeste e estende-se por mais de 1.200 quilómetros. O Uluru (conhecido como Ayers Rock até 1986) é o maior monolito do mundo e situa-se na Austrália central.

terça-feira, março 11, 2008

TRAGÉDIAS NA HISTÓRIA

SUBMARINO RUSSO AFUNDA COM 118 MARINHEIROSNo dia 12 de agosto de 2000, o submarino Kusk, de 13900 toneladas, afundou com 118 marinheiros a bordo e ficou retido a 108 metros no fundo do mar depois violentas explosões ou um forte impacto em um objeto de grande tonelagem conforme versão oficial russa. Com base em análise sismográficas, um instituto norueguês afirmou que na manhã do dia 12 de agosto, ocorreram duas violentas explosões com intervalo de dois minutos, a mais forte delas com um impacto de 3,4 graus na escala Richter. O submarino nuclear navegava a cerca de 20 metros de profundidade pelo mar de Barents (norte da Rússia), no interior do Círculo Ártico, executando exercícios de rotina. Devido ao acidente a embarcação foi obrigada a desligar o reator nuclear, responsável pela propulsão do submarino.
Uma dramática corrida contra o tempo, com várias tentativas de trazer à tona os tripulantes foram fracassadas, principalmente pelas condições climáticas – tempestades com ventos de 70 km/h, ondas de até quatro metros e corrente fortes. A posição em que o submarino se encontrava, a 108 m de profundidade com uma inclinação de cerca 160 graus também dificultou a acoplagem do dispositivo. As autoridades russas concordaram em aceitar a ajuda oferecida por governos estrangeiros, a qual havia sido recusada anteriormente. Um mini-submarino LR5, da Marinha britânica, adequado para missões de resgate desse tipo foi levado da Escócia para a base norueguesa. Noruega colocou mergulhadores e outro mini-submarino à disposição da equipe de salvamento. A esperança de salvar os 118 marinheiros presos no fundo do mar diminuía a cada dia. Jornais russos e ocidentais acusaram as autoridades de negligenciar suas obrigações enquanto vidas humanas estavam em perigo. A falta de informações claras sobre o acidente causaram todo o tipo de versões e supostos vazamentos de notícias. As principais críticas às autoridades russas foi devido a demora na aceitação de ajuda estrangeira. A tragédia não se restringiu aos 118 marinheiros mortos. Ela mostrou que a possibilidade de acidentes com embarcações nucleares é real. O drama da tripulação do submarino comoveu a Rússia, cuja população não desgrudou da TV e do rádio, até o momento em que foi confirmada a notícia da grande tragédia.

sábado, março 08, 2008

Série: "GRANDES REPORTAGENS" - (Sáb e Dom)

PALÁCIOS? NÃO! SÃO ESTAÇÕES DO METRÔ DE MOSCOU





O metrô de Moscou merece uma visita especial, que possa fazer você apreciar a sua cultura incomparável. A construção do metrô começou no anos de 1930. Com uma extensão de 256km, possuindo hoje 138 estações. As mais bonitas são as do centro em número de 15. Destacamos algumas das principais delas: Propsct Mira, Electrozacodskaya, Kievskaya, Maykovskaya, Kievskaya, Belorruskaya, Park Kultury (exibindo revestimento em mármore e uma composição ferroviária) e Paveletskaya. Essas estações do centro apresentam colunas e esculturas que lembram os grandes eventos da Rússia antiga e moderna. Na estação da praça da revolução, as estátuas de bronze representam os Guardas Vermelhos de outubro de 1917.
A construção bem profunda do metrô de Moscou o transformou num abrigo seguro durante os bobardeios na segunda guerra mundial. A profundidade impressionante na qual se encontram as suas galerias, aumentando em muito o número de escalas rolantes. O metrô de Moscou possui nove linhas indicadas por cores diferentes que funcionam das 5h30 a 1h30 da madrugada.
O visitante estrangeiro tem a impressão de passar nas amplas salas de um Palácio.
Agora você entender porque tanta gente que vai a Moscou, apenas pelo que a cidade guarda no seu subsolo.

sexta-feira, março 07, 2008

Série: RELÍQUIAS DA HUMANIDADE

TORRE EIFFEL, SÍMBOLO DA CAPITAL FRANCESACom seus 317 metros de altura, possuia 7300 toneladas quando foi construida em 1889, sendo que atualmente deve passar das 10000, já queatualmente abriga , restaurantes, museus, lojas e um terraço panorâmico de onde se pode contemplar todos os quadrantes da cidade.O séc. XIX foi palco de um espetacular progresso produtivo da técnica construtiva, ligado às necessidades da população industrial, ao crescimento da urbanização, etc. A interação de cimento e aço, vidro e cristal, teve aí suas origens. Uma prova é a Torre Eiffel, erguida em 1889 para as celebrações do centenário da revolução francesa.O monumento foi construído por Gustave Eiffel para ser exposto temporariamente na Feira Mundial, realizada naquele ano na capital francesa.
Em 1909, quase foi destruida, só foi salva por ter sido descoberto seu uso para transmissão de sinais de rádio. Desde então, tornou-se um dos monumentos mais famosos do mundo. Sua estrutura não é apenas um ponto de referência reconhecido no mundo inteiro, mas também uma das mais populares obras arquitetônicas do mundo ocidental, um emblema da modernidade francesa. ATorre Eiffel serve como ponto turístico de Paris. Anualmente, recebe cerca de seis milhões de turistas dos mais diversos países. A iluminação interna faz com a Torre se pareça com uma gigantesca vela dourada durante a noite. De qualquer forma, seja durante o dia, seja durante a noite, é a imagem indissociável da França e o cartão postal mais conhecido em todo o mundo!
Neste --Fim de Semana--, na Série: "Grandes Reportagens", conheça os suntuosos "Palácios" que são as belas estações de Metrô de Moscou!
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */