/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, março 09, 2009

ARQUEOLOGIA:
Achado cemitério da idade da pedra
(Sitio revela dados sobre povos que habitaram o Saara no período úmido)Arqueólogos americanos encontraram por acaso, no Saara, o maior cemitério já conhecido da idade da pedra. O sítio arqueológico guarda informações sem precedentes sobre a vida na região em seu período úmido. A descoberta foi descrita na revista PLoS One. (http://www.plosone.org/)
"Isso nos permite conhecer muito sobre as práticas funerárias, a saúde e a dieta dos povos que se expandiram pela região quando as condições climáticas eram favoráveis", disse Paulo Sereno, paleontólogo da Universidade de Chicago. Batizado de Gobero, o sítio de 10 mil anos está situado no Deserto de Teneré, parte central do Saara, na Nigéria. Contém esqueletos humanos e de animais, fragmentos de cerâmica e pequenos objetos. Localizado perto das margens de um antigo lago, o sítio permanecia intocado. Foram descobertas, ao todo, cerca de 200 sepulturas. As escavações foram em parte financiadas pela National Geographic Society. Detalhes sobre a descoberta serão publicados na edição de setembro da revista. Nas tumbas foram descobertas várias jóias. O que mais chamou a atenção foi o esqueleto de uma mulher deitado de lado e de frente para os esqueletos de duas crianças. A presença de pólen indica que flores decoravam a tumba. O Saara é o maior deserto do planeta, com idade estimada de 7 milhões de anos. Foi úmido durante milhares de anos até que, provavelmente, uma ligeira mudança na órbita da Terra deslocou as monções para o norte.
Dois Povos:
As análises feitas em dentes e ossos com radiocarbono pelo bioarqueólogo Chris Stojanowski, da Universidade do Arizona, permitem concluir que as tumbas continham membros de duas populações diferentes, separadas por mais de mil anos. A mais antiga, os Kiffian, mediam até 1,80 metro e eram caçadores
O outro povo, os Tenereen, ocupou o sítio entre 7 mil e 4,5 mil anos atrás, o que corresponde à última parte do período úmido so Saara. seus habitantes possuiam estatura mais baixa e, aparentemente, tinham atividades mais diversas, como a pesca, a caça, e a criação de animais.
>>>Link (à dir.): Revist@-@R, photolink e dicas do Google...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */