/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, junho 25, 2009

O caminho dos CANGACEIROS (Em Pernambuco um roteiro turístico para quem quer seguir os passos de Lampião)
Em 2008, no mês de julho, quando a morte de Lampião competou 70 anos, Pernambuco através de sua empresa de Turismo - (Empetur), lançou um novo roteiro turístico, a "Rota do Cangaço". Embora o grupo tenha passado por todo o sertão, o caminho inclui os seis municípios onde Lampião e o seu bando marcaram presença. "Mais do que parte do cangaço, as cidades escolhidas transbordam cul
tura", diz Márcia Borborema, gerente da Empetur.
Expoente do bando, o "Rei do Cangaço", como Lampião é conhecido, e visto, ora como herói popular - pelos que dizem ser ele o defensor dos humildes contra os coronéis -, ora como bandido sem piedade que ganhava respeit com sangue no facão no sertão nordestino.
O passeio começa (conforme mostra mapa ao lado), por Triunfo e segue por Santa Cruz da Baixa Verde, onde é possível visitar engenhos e acompanhar a produção artesanal de rapadura. No meio do roteiro, chega-se a Serra Talhada, onde está a casa onde Lampião nasceu. Lá também é possível ver apresentações de xaxado, dança típica, assim nomeada devido ao ruído que que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo. O passeio acaba em São José do Egito, cidade conhecida por cantadores e repentistas e pelos festivais de música.
>>>Veja também: revist@=@r, photolink e Dicas do Google...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */