/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, setembro 12, 2009

--FS-- "Arquivos de um Repórter"

Em Maceió, Feira é relizada sobre os trilhos do tremFotos: (1) - Do trem, passageiros observam a Feira; (2) - Sobre os trilhos, os produtos são colocados à venda.
A Feira do Rato, por ser extremamente bizarra, mas acabou se transformando num dos mais importante polos turísticos da cidade de Maceió. A cada apito do trem que se apoxima, abre-se um clarão, de vendedores, compradores e curiosos sobre o leito da farrovia, assim que alguem gria: "Olha o trem" Nesse lapso de tempo,as negociações ficam suspensas. Depois que o trem passa as negociações recomeçam quentes. Tem de tudo, roupas eletrodmésticos e até raridades discográficas em "78" e "33" rotações. O mais curioso é que as mercadorias, que ficam sobre os trilhos são retiradas o suficiente para a passagem do trem, enquanto e maioria permanece na vaga entre os trilhos. Deixando de lado esse aspecto pitoresco, a verdade é que há cinco meses após o anúncio oficial da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de que Maceió (AL) receberia uma linha de "Veículo Leve sobre Trilhos" -(VLT), o atraso nas desapropriações da área onde fica a maior feira do centro da cidade e a resistência dos feirantes podem dificultar o projeto de implantar o novo modelo de transporte público. Os VLTs, também são chamados de bondes, é um meio de transporte muito comum na Europa, mas ainda não opera no Brasil.Inicialmente, a CBTU esperava concluir as obras do VLT de Maceió em 2010, sem precisar a data. No total, estão previstos 36 km de linhas - 32 km substituirão a linha de trem que já existe. Com recursos na ordem de R$ 150 milhões já autorizados pelo governo federal, a desocupação da folclórica Feira do Rato, também chamada de Feira do Passarinho, é o principal empecilho para que o projeto tenha andamento. O local foi sendo invadido ao longo de décadas de forma irregular e não-planejada. O trecho ocupado por feirantes às margens dos trilhos é de quase 1 km
O projeto do VLT para Maceió (foto à dir.), prevê um trajeto cortando três cidades: Maceió, Rio Largo e Satuba. Na capital alagoana, o trajeto vai interligar pontos de tradicionais congestionamentos de trânsito, como o centro e os bairros: Poço, Mangabeiras e sítio histórico de Jaraguá. O VLT vai substituir o trem de ferro que hoje faz o trecho Rio Largo-Maceió todos os dias. Um dos trechos por onde o trem passa é justamente onde fica a Feira do Rato.
Em MUNDO INSÓLITO,próximo Fim de Semana mais novidades.
>>>(Veja à dir.: Dicas do Google, photolink e revist@-@r

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */