/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, novembro 11, 2010

>>>>>>RUAS<<<<<<VIGIADAS (Foto/satélite, mostrando a região de Campo Limpo, em São Paulo, com destaque para as duas pistas do aeroporto de Congonhas).
Empresa capta imagens de ruas no Brasil para exibir na internet. Em outros países,iniciativa foi tida como violação de privacidade e proibida.
A empresa Google, multinacional que controla o serviço de busca mais conhecido da internet, começou, nas últimas semanas, a registrar imagens de ruas das capitais de Minas Gerais e São Paulo. As cenas, captadas por câmeras fotográficas instaladas em carros, em breve serão exibidas pela internet. O novo serviço, conhecido como Street View (Visão da Rua, em português), permite, da tela do computador, ver bairros inteiros ao nível do solo. O mecanismo causou polêmica onde já foi instalado. Pelo mundo, pedestres flagrados reclamam de invasão de privacidade, e famosos, como o ex-Beatle Paul McCartney, não gostaram de ver a porta de casa na internet. Há casos graves, como o de uma mulher que descobriu a traição do marido ao ver o carro da família em frente à casa da melhor amiga. Ai é que mora o perigo! A empresa alega que, antes de transmitir as fotos na rede, toma o cuidado de borrar o rosto de pessoas e as placas de automóveis e que, sempre que alguém se sentir agredido, pode solicitar a retirada da imagem. Mesmo assim, o governo suíço determinou, na semana passada, que o serviço fosse suspenso no país, alegando que ainda era possível reconhecer diversas pessoas. Na Grécia, os carros do Google foram impedidos de circular captando imagens, e no Japão elas foram refeitas após muitos reclamarem que as câmeras, instaladas nos tetos dos veículos, captaram cenas por cima de muros das casas. Na Inglaterra, associações de moradores bloquearam as ruas para o carro não passar e pessoas têm feito sinais feios ao verem as câmeras. No Brasil A advogada especialista em direito digital Alice Andrade Frerichs diz que “o serviço, como é colocado, não viola a privacidade em um primeiro momento, mas a empresa tem que tomar bastante cuidado em não identificar as pessoas para não ferir a legislação brasileira”. Quem se sentir invadido pode procurar a Justiça. “A pessoa tem direito de pedir a retirada da imagem e pode também pedir indenização para quem colocou no ar. Tem o direito de pedir reparação”, resume a especialista.
>>>acesse também, o blog: www.mundosantista.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */