/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, fevereiro 28, 2009

IGUAÇU, AMAZÔNIA, NORONHA e MONTE RORAIMA, as quatro finalistas brasileiras, à escolha das sete maravilhas do mundo!Após a escolha do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como uma das "Novas Sete Maravilhas do Mundo" construídas pelo homem, agora é hora de o Brasil concorrer novamente, dessa vez com quatro belas concorrentes, a começar pelas Cataratas do Iguaçu como uma das "Novas Sete Maravilhas da Natureza". Esse favoritismo de Foz do Iguaçu, é respaldado pelos mais de 1 milhão de pessoas que visitam anualmente as Cataratas que concordam que ali está um dos mais belos cenários do mundo. As Secretarias Estaduais de Turismo dos nossos quatro estados brasileiros para que votem no concurso internacional criado pela fundação suíça New Seven Wonders. A eleição das novas sete maravilhas da natureza foi dividida em duas etapas. A primeira terminou em 31 de dezembro último, e foram selecionadas 21 candidaturas, pelo voto popular. Na segunda fase, que se inicia este mês, 77 finalistas serão novamente submetidas ao voto dos internautas para escolha das novas sete maravilhas da natureza. Os vencedores serão conhecidos em 2010. Entre essas 77 candidaturas que lideram a disputa, figuram quatro respresentantes brasileiras. Além das Cataratas do Iguaçu, aparecem com destaque a Floresta Amazônica, o Arquipélago de Fernando de Noronha, e o Monte Roraima. (Todas nas fotos pela ordem). Escolha a sua preferida e coloque todo o potencial turístico do Brasil entre os principais do Planeta.
As Cataratas do Iguaçu, no entanto, largam em vantagem por duas razões: destacam-se pelo fluxo de visitantes - mais de 1 milhão em 2007 - e situam-se na chamada região da tríplice fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai, o que lhe rende eleitores nos três países. As Cataratas fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, e é ainda a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo, tombado em 1986 pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. O termo Iguaçu na língua guarani, deriva de ygu (água) e açu (grande), ou seja, "água grande". Formada há aproximadamente 150 milhões de anos, a área das Cataratas tem cercade 275 quedas d’água, com alturas superiores a 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu. A Garganta do Diabo é a maior, a mais majestosa de todas as quedas, com 150 metros de largura e 80 metros de altura. A maioria das quedas d’água fica em território argentino, mas é do lado brasileiro que se obtêm os mais belos panoramas. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
A partir deste Fim de Semana AR retoma ao rítmo habitual, com matérias inéditas!
>>>Link (à dir): photolink, Revista-@R e Indicações Google...

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

SÃO FRANCISCO
a cidade preferida da América, livre e bela pela natureza !São Francisco, a cidade número um dos Estados Unidos
De pontapé inicial vale citar que pelo décimo quinto ano consecutivo, São Francisco é a primeira cidade americana do Condé Nast Traveler, um dos principais guias turísticos do planeta. Qual será o motivo? Simples e certeiro, a cidade garante uma das mais fantásticas estadias, com seus arrasadores restaurantes, baladas e praias, desde as vistas da baía até o jeitão liberal que ela proporciona, sempre pronta para experimentar novos acordes e tons no coração da Califórnia.
A eterna juventude sobrevive à bela arquitetura vitoriana, um dos motivos da estética fabulosa da cidade, a mais animada dos Estados Unidos. Cosmopolita, vive pelas ladeiras transportando felizardos passageiros pelos cable cars, graciosos bondinhos que percorrem os principais pontos turísticos da cidade, o bilhete custa US$ 2 e o passeio completo dura uma hora. Situada bem no meio da Baía de São Francisco, a Ilha de Alcatraz abriga uma cadeia que já garantiu estadia de lendários gângsteres como Al Capone e George Kelly. Hoje em dia abriga apenas os 1,2 milhão de visitantes que além de descobrir mistérios que permeiam a ilha, desfrutam de uma das mais belas vistas da cidade. É melhor reservar a visita com pelo menos duas semanas de antecedência para não ficar de fora, principalmente no verão. O passeio custa US$ 15 e inclui caminhada pela ilha e visita às ilustres celas, com narração de ex-presidiários e guardas.
Vista da Ilha de Alcatraz, um dos passeios procurados pelos turistas.
Como chegar: Avião, descer no San Francisco International Airport (SFO) ou no Oakland International Airport (OAK). Se você não alugar um carro (e é melhor evitar dirigir em São Francisco, se puder), há três opções para chegar à cidade: taxi, e traslado ida e volta ou BART train.
(À dir.) link a Revist@-@r e o photolink

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

ITANHAÉM REDUTO DE PATRIMÔNIOS NATURAISConhecida e respeitada por sua riqueza histórica e cultural, Itanhaém, segunda cidade mais antiga do Brasil, é também recanto de belezas e patrimônios ambientais. Com aproximadamente 600 km² de extensão, o Município oferece aos apreciadores e amantes do ecoturismo o que há de melhor e mais bonito na natureza.
Ao todo, a Cidade detém 300 km² preservados de Mata Atlântica, que integram o Parque Estadual da Serra do Mar e lhe asseguram o título de Amazônia Paulista. Além disso, é possuidora da maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com 2mil km de rios, dos quais 120 podem ser navegados em pequenas embarcações.
O Município conta ainda com aproximadamente 50 cachoeiras, que propiciam a prática de esportes de
aventura, e 14 praias balneáveis que formam 26 quilômetros de orla. Entre elas destaque-se a Praia dos Pescadores, cenário da primeira versão da novela Mulheres de Areia, gravada em 1973. No local, uma estátua foi erguida e pode ser vista pelos freqüentadores.
Trilha do Morro do Sapucaitava - Outro atrativo que é destaque em Itanhaém é o Morro do Sapucaitava. Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e considerado de utilidade pública desde 1962, ele abriga uma das mais importantes trilhas ecológicas da região. Ao percorrê-la, os visitantes têm a oportunidade de conhecer uma riqueza de espécies animais e vegetais, com total segurança e orientação. Os destaques do local são a peroba, a canela, o jequitibá, a aroeira, as samambaias, as bromélias e os caetés. Já entre os animais, a atenção se volta para o lagarto teiú, o caxinguelê, e os sabiás, beija-flores, corujas, gaivotas e tiés.

Trilha do Morro do Piraguyra - No local encontram-se formas diferenciadas da Mata Atlântica litorânea, pois o morro encontrar-se mais afastado da influência marítima, apresentando, em sua face Noroeste, uma exuberante vegetação típica.
O interesse municipal em preservar este morro deve-se à sua localização central na cidade e sua continuidade imediata com o Mangue do Piraguyra, favorecendo desta forma a preservação. Este morro possui um lago no topo, que se forma por acúmulo de águas de chuva e drenagem natural. Mergulho - Ilhas Queimada Grande e Queimada Pequena. As duas ilhas pertencem a uma área de preservação marinha criada há 20 anos. Em torno da Ilha Queimada Grande, pode-se mergulhar e ver grande diversidade de espécies, e alguns naufrágios.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

USO DA ENERGIA SOLAR

AVIÃO SOLAR VAI DECOLAR...
Bertrand Piccard, suíco, e Brian Jones, inglês, fizeram o primeiro vôo sem escalas ao redor do mundo, a bordo de um balão Breitling Orbiter, em 1999. Agora eles se juntaram novamente para tentar fazer o mesmo percurso, só que a bordo de um avião movido a energia solar.
O avião solar do suiço Bertrand Piccard fará seu primeiro võo - com piloto - no outono deste novo ano sobre o aeródromo de Dübendorf, perto de Zurique.
O projeto, chamado de "Solar Impulse", tem como objetivo mostrar que a energia solar poderá substituir o querosene do aviões, ajudando a proteger o planeta da poluição e do aquecimento global.
A construção do primeiro protótipo de 61 metros de envergadura começou em Dübendorf e deve ser concluida no próximo verão europeu, segundo disse Piccard. Ele foi concebido para poder voar sem combustível por 36 horas.
O protótipo terá sobre suas asas 200 m2 de células solares. Pesará uma tonelada e meia e poderá se deslocar a uma velocidade média de 75 km/h. O avião não comportará cabinde pressurizada, por isso, o piloto não poderá ultrapassar os 8.500 metros de altitude.A seguir, o avião será submetido a testes de vôo noturnos, quando ele deverá ser capaz de funcionar com a energia acumulada durante o dia. E, antes da grande tentativa, o "Solar Impulse" será submetido a testes reais, com vôos de vários dias de duração em ambientes mais seguros do que os tempestuosos oceanos que ele deverá atravessar.
INICIO DE EX
PRIÊNCIA DA NASA FOI MAL SUCEDIDA
Em 2003, o Helios (foto), famoso avião solar da NASA, numa versão dotada de células a combustível, caiu pouco depois de decolar da uma base aérea no Havaí. O avião solar é um protótipo não tripulado, controlado remotamente, projetado para vôos de longa duração a grandes altitudes.

sábado, fevereiro 07, 2009

ENTENDA COMO FUNCIONA A TV DIGITALTodos nós conhecemos e nos aborrecemos com as imagens duplas e os chiados que volta e meia aparecem na tela dos nossos televisores que captam o sinal das emissoras pelo ar por uma antena que fica em cima da TV ou do telhado. Pois é, dentro de alguns anos, essas interferências serão apenas lembranças do passado. O Brasil está entrando na era da TV digital. Em dezembro de 2007, as primeiras transmissões nesse novo formato foram feitas em São Paulo; em junho de 2008, foi a vez do Rio de Janeiro; e a expectativa é que todo o país tenha acesso a essa nova tecnologia em até dez anos. Mas qual a diferença entre a TV digital e a TV tradicional, analógica, para usar o termo técnico? Na TV analógica, somente sons e imagens são carregados por ondas eletromagnéticas. Na TV digital, não apenas sons e imagens são transmitidos dessa maneira, mas, também, outros dados, como textos e material multimídia. Além disso, na TV digital, sons, imagens e dados são transmitidos na forma de bits, isto é, são escritos em uma seqüência de zeros e uns, uma linguagem facilmente entendida pelos computadores. E não é à toa que isso acontece! Dentro dos aparelhos de TV digital existe um computador, que é um aliado no processamento de toda essa informação recebida. Esse equipamento recebe os bits e os transforma em imagens, sons, material multimídia, textos, enfim, uma infinidade de informações, que são exibidos na tela, totalmente livre de chiados ou fantasmas. Não há a possibilidade de isso acontecer porque, na TV digital, ou os bits chegam ou não chegam: não há chances de serem recebidos com problemas e, assim, afetarem a qualidade da imagem e dos sons exibidos. A TV digital surgiu na Europa e nos Estados Unidos na década de 1990. No Japão, as transmissões começaram em 2.000 e o Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter essa tecnologia. O mais importante, porém, é saber que o sistema de TV digital que está sendo utilizado em nosso país foi parcialmente desenvolvido aqui. Ou seja, mais do que importar toda tecnologia, nós criamos parte dela no Brasil. Acesse neste blog o photolink, e veja belas imagens!

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

10 razões para visitar Bonito(1) - Porque Bonito é realmente bonito. Região na base da Serra da Bocaina, rica em recursos hídricos e com um solo com muito calacário, apresenta muitas cavernas(fala-se em 200 grutas, 50 delas catalogadas e três abertas à visitação, águas tranparentes, onde se pode fazer famosa flutuação, vendo peixes (curimbatás, dourados, piraputangas e outros) e plantas como se fosse um aquário. (2) - Porque é uma região bastante preservada. O ecosistema é o cerradão com trechos de mata atlântica onde se vê o tempo todo canários, pombas, periquitos, araras, emas, siriemas, macacos-prego, tatus, antas, cutias, socós, e também palmeiras, imbiruçus, jaracatiás, figueiras, ipê-roxo, etc. (3) - Porque é o único lugar do Brasil onde foi implantado um sistema de controle do número de visitantes a cada atrativo. O turista pode chegar sózinho ao receptivo da Gruta Azul, por exemplo mas se não estiver acompanhado por um guia com seu (voucher) não visitará a gruta. (4) - Porque a cidade é simpática. Com 18.000 mil habitantes e poucas ruas asfaltadas, é um local para relaxar à noite, nos restaurantes com gastronomia local (rabo de jacaré, capivara, peixes). Durante o dia, começando bem cedinho, a ordem é visitar algum dos 40 atrativos, todos fora do município (5) - Porque você pode fazer flutuação em nascentes tranparentes dos rios Sucuri e no aquário natural (muita flora) ou no rio da Prata, uma sensação inesquecível (foto). Peixes com quase meio metro ficam (quase) ao alcance das mãos.Pedras, algas, plantas diversas vão passado como um filme.
(6) - Porque você pode visitarar a Gruta Azul, tombada pelo IPHAN e federalizada em 1978. Como o solo é formado por rochas calcáreas altamente solúveis, existem dezenas de grutas para visitação, mas a Gruta Azul (foto), tem esse nome porque o sol consgue penetrar no fundo (uns 60 metros) e realmente transforma o d´pósito de água azul adornado por estagmites e estalactites com desenhos curiosos. (7) - Porque você pode fazer uma trilha na Boca da Onça, uma fazenda a 55km de Bonito, com um receptivo de padrão internacional - incluindo uma piscina onde o turista nada ao lado de grandes peixes. Você fazer uma trilha de 5,6 km no meio do bosque passando por 12 cachoeiras, podendo banhar-se em uma delas, entre elas a Boca de Onça (foto), a mais alta do estado, 156 metros. (8) - Porque você vai visitar e relaxar em vários balneários do rio Formoso, como o do Sol e outros e fazercaminhadas bonitas como na Estância Mimosa, Eno Bokóti, e em fazendas como da Barra, Ceita Corê, Aquidaban, Água Viva...o que não falta é fazendas com trilhas e cachoeiras. (9) - Porque você pode escolher as mais de 40 atrações de Bonito - e ficará com vontade de voltar para mais uma viagem, e...(10) - Porque você vai encontrar bons hotéis com todo o equipamento para lhe proporcionar todo o conforto.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

VÔOS FREQÜENTES PODEM CAUSAR PSICOSE
PESSOAS que fazem vôos de longa distância com freqüência (como tripulantes de aviões), correm risco de desenvolver problemas de saúde, de acordo com estudo britânico. Além do fenômeno conhecido como jetlag, os distúrbios ocasionados pelas mudanças de fusos horários, um desajuste no relógio biológico pode levar a distúrbios emocionais e psicóticos. Os pesquisadores atribuem isso a distúrbios nos padrões hormonais e do sono, disse artigo na revista especializada The Lancet. A equipe da Universidade John Moores, de Liverpool, revisou mais de 500 artigos publicados sobre aviação e saúde. Os pesquisadores encontraram relatos de tripulantes com diminuição do desempenho cognitivo e problemas de saúde mental, inclusive breves episódios de psicose -perda do contato com a realidade-Aeromoças disseram que têm distúrbios no ciclo menstrual ligados à irregularidade de seu trabalho. Os autores do estudo, Jim Waterhouse e seus colegas, oferecem dicas para limitar a fadiga e o jetlag resultantes de viagens, tais como buscar ou evitar exposição à muita iluminação no destino, para ajudar a ajustar o relógio biológico. Uma xícara de café forte e exercícios ajudam o viajante a ficar acordado quando as reservas do corpo estão no fim, dizem os cientistas. Mas eles ressaltam que não há como impedir o jetlag e recomendam cautela no uso de medicamentos sem licença como melatonina - o hormônio secretado durante o sono-. Eles recomendam que se a viagem levar ao cruzamento de menos de três fusos horários, provavelmente o jetlag não será um grande problema para a maioria das pessoas. Dicas: E se o viajante permanecer em seu destino por um período muito breve - geralmente menos de três dias - para que o relógio biológico se ajuste, é melhor manter os padrões de sono e alimentação de seu lugar de origem. Se a viagem inclui mais de três fusos horários e a estada é de mais de três dias, vale a pena adaptar os padrões de sono e atividades do local de destino.Vôos para o oriente geralmente causam os piores sintomas do que rumo ao ocidente, dizem os pesquisadores. De maneira geral, como vôos para o oriente o número de dias necessários para uma recuperação é equivalente a dois terços dos fusos horários atravessados. Em vôos para o ocidente, o número de dias é a metade do de fusos horários atravessados. Um porta-voz do Departamento de Aviação Civil da Grã-Bretanha disse: "Nós não estamos cientes de que pilotos em vôos de longa distância têm incidência maior de distúrbios psicóticos ou grandes distúrbios afetivos do que a população em geral. "Segundo ele, é muito raro para uma tripulação ficar fora mais de três dias e, portanto, ela tende a manter os padrões ditados pelos relógios na Grã-Bretanha. Há regulamentos sólidos para saúde e segurança, inclusive limites para tempo de vôo. Pilotos registrados na Grã-Bretanha são proibidos de voar mais de 900 horas por ano, concluiu o porta-voz.
fonte

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

JÁ SÃO 400 AS ZONAS COSTEIRAS MORTAS O número de zonas costeiras mortas no mundo já cobre uma área de mais de 245 mil km², o equivalente ao Estado de São Paulo. São cerca de 400 ecossistemas marinhos afetados. Pesquisadores do Instituto Virgínia de Ciência Marinha (EUA) e da Universidade de Gothenburg (Suécia) realizaram o levantamento, que foi publicado recentemente na revista científica norte-americana Science.
Zonas mortas são regiões em que a quantidade de oxigênio disponível é menor do que 0,2 ml para cada litro de água, uma situação conhecida como hipóxia. A fauna e a flora marinhas morrem asfixiadas ou migram para regiões em que o nível de oxigênio não declinou.
Nas últimas décadas, a maior parte dos processos de hipóxia na região costeira foram induzidos pelo homem. O excedente de fertilizantes utilizados na agricultura chega ao mar por rios e estimula a multiplicação das algas. Com o tempo, as algas morrem e alimentam bactérias que também se multiplicam e consomem todo o oxigênio. O esgoto doméstico, lançado sem tratamento no mar, acelera esse processo.
No Brasil, existem seis zonas mortas: a Lagoa dos Patos, em Porto Alegre (RS), a Baía da Guanabara a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio (RJ), a Bacia do Pino, em Recife (PE), a Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC) e a Lagoa de Imboassica, em Macaé (RJ). Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da USP, explica que, em lugares de grande extensão geográfica, como a Baía da Guanabara, a hipóxia costuma permanecer restrita ao fundo da baía, distante da abertura para o oceano. O pesquisador ficou surpreso com o número de zonas mortas no mundo.
Link à dir. Revist@--@R e photolink...
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */