/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

ESPORTES RADICAIS (mergulho)

                          LINCOLN E SEU MUNDO SUBMARINO...

Realizamos esta reportagem (via Internet) com o paulistano Lincoln Kirsten    , 37, casado com Camila. Ainda este ano a familia estará completa com a chegada de mais um filho Apaixonado por esportes radicais, acabou optando pelo mergulho submarino. Atualmente, residindo no Chile, país de geografia curiosa, confinado entre as Cordilheiras e Oceano Pacífico. Começamos a nossa conversa, perguntando a ele, se pelo fato de estar como uma ostra entre o rochedo e o mar, isso lhe deixa alguma dúvida na hora de usufruir das benesses do país que lhe hospeda. Sua resposta veio em tom mineiramente conciliatório: "Opto pelos dois, ao escolher às águas geladas do Pacífico". Na verdade, Lincoln já mergulhou em várias regiões do Brasil e exterior, sempre conciliando a sua profissão de consultor de informática ao seu hobby predileto. "Nas minhas inúmeras viagens para locais banhados pelo mar, posso até esquecer a minha escova de dentes, mas do equipamento de mergulho jamais". E foi citando os locais por onde já praticou o mergulho: Parati, Cabo Frio, Abrolhos, Arraial do Cabo e Fernando de Noronha. No exterior: Mar Mediterrâneo, Golfo Pérsico, MarVermelho e atualmente Oceano Pacífico - Um cartel considerável para um mergulhador amador -. Com firmeza diz que se todos os homens tivessem um contato mais íntimo com a natureza, o mundo não estaria hoje numa UTI. Muitas são as suas lamentações, entre elas, a dos aquários de golfinhos: "Qualquer um que tenha visto golfinhos em seu ambiente natural só pode se sentir horrorizado ao vê-los confinados num aquário".
"Para quem sonha como eu, um dia poder visitar a Austrália com o único objetivo de mergulhar e ver cara-a-cara a maior barreira de corais do planeta (foto), fica desiludido ao saber que esse santuário ecológico que a natureza criou ao longo de milhões de anos, dentro de algum tempo poderá deixar de existir, como mais uma vítima da poluição dos nossos oceanos". Mostrando que acompanha com interesse todos os assuntos ligados ao ecossistema, Lincoln com o seu conhecimento de causa vai falando sobre a ameaça que sofre a maior barreira de corais do planeta. "Para você ter uma ideia, Roberto, essa barreira tem uma extensão de aproximadamente 2.300km, e fica no estado australiano de Queensland. Ela é composta por mais ou menos 2.900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de corais. Nesse sistema vivem, ou viviam em torno de 1.500 espécies de peixes, e mais de 3.000 criaturas, se somarmos moluscos, algas e centenas de espécies de crustáceos". Lincoln, eu gostaria de lhe pedir permissão para encerrar esta matéria, repetindo o seu comentário sobre a situação dos nossos mares, arquivada na parte interativa do nosso blog :
"Realmente, é uma lástima o que está acontecendo com nossos oceanos. O ser humano, através da ideia equivocada de "desenvolvimento" aproxima-se cada vez mais de sua auto-destruição."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */