/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

QUEIMADAS E DESMATAMENTO AMEAÇAM MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO O desmatamento na Amazônia diminuiu 70% em um ano, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Apesar disso, nos meses de dezembro de 2008 e janeiro e fevereiro de de 2009, 754 km2 de floresta desapareceram,isso equivale à metade do município de São Paulo.
No que se refere à madeira para comercialização, a prdução originada do desmatamento mantém-se sempre muito acima daquela que vem de manejo florestal. Foi o que concluiu um estudo feito pelo pesquisador Júlio César da Silva, sob orientação do professo Humberto Ângelo, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília.
"Na serraria, a madera vinda de áreas desmatadas custa de 30% a 50% menos. Os compradores têm preferência pela madeira de preço menor, visando a lucros maiores", diz Júlio César.
Além da extração da madeira, as queimadas são outro grave problema. Imagens captadas por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a Amazônia é a floresta que mas sofre queimadas no mundo. Essa prática é responsável pela emissão de gás carbônico, que destrói a camada de ozônio e é a principal causa do efeto estufa em níveis mundiais. No caso de incêndios na Amazônia, o primeiro estudo para medir a quantidade de monóxido (CO) e dióxido de carbono (CO2) liberados conclui que cada hectare (10 mil metros quadrados) queimado corresponde a 69 toneladas de gases, especialmente CO2 jogados na atmosfera.
O trabalho sobre a liberação dos gases foi realizado por pesquisadore brasileiros - da UnB, Inpe e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) - e americanos, da Universidade de Washington.
"O problema é que, na Amazônia, os incêndios chegam atingir 50 alqueires, ou seja um milhão e 210 mil metros quadrados de área", alerta Carlos Alberto Gurgel, professor do Departamento de Engenharia e Mecânica da UnB e um dos autores da pesquisa. "Em casos como esse, uma única queimada podeproduz mais de oito mil toneladas de gás carbônico", reitera. Para se ter uma idéia, toda a frota de carros da cidade de São Paulo produz cerca de cinco mil toneladas de CO2 por dia. Gurgel dá um exemplo da proporção desses incêndios: "Já se verificou fumaça original da Amazônia na fronteira do Paraná com o Paraguai."
>>>Amanhã em nosso blog de --fim de semana--, imagens maravilhosas das Torrres del Paine na Patagônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */