/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

VOANDO COM A ESQUADRILHA DA FUMAÇA
                                                            por Roberto Ianelli Kirsten
Depois de conhecer e fazer uma grande amizade com o pessoal da Esquadrilha Fumaça em Águas de Lindóia, onde exercia a função de Secretário de Turismo, em abril de 1973, fui convidade pelo Cel Braga para participar do 19º aniversário da Fumaça, no Rio de Janeiro, sua antiga sede. O que eu poderia imaginar que em tão pouco tempo voaria com a Fumaça no seu avião precursor o North American - T-6, comandado pelo Cel Ribeiro (na foto acima), que foi o comandante da reformulada esquadrilha com o Emb-Tucano, na sua nova sede em Pirassununga. No 39° aniversário do EDA sob o comando de Grscow realizei o meu 2º vôo.
Um relato competo do meu terceiro vôo em maio de 1992
Ouvindo as instruções no "briefing" (sou o da frente, enquanto o Ten Camelier que comandou o nosso vôo é o primeiro a partir da esq.na foto. Já estava vestido com o macacão do Eda. Na (foto à dir.) já estou instalado no assento traseiro do Tucano. (Na foto seguinte), estamos na pista da Academia da Força Aérea em Pirassununga, prestes a decolar. Antes, porém ouvindo as instruções do Ten Camelier: "Se houver alguma pane no motor, vou tentar aterrissar. Se não for possível vou comandar a ejeção...Vou gitar três vezes: Ejetar! Ejetar! Ejetar! Eu irei primeiro, depois Roberto, você estica as pernas, ergue a cabeça e puxa o punho de ejeção. Quando o para-quedas se estabilizar, solte o kit de sobrevivência." Minutos depois já estavamos no ar contemplando o serpentear do Rio Mogi Guaçu e as corredeiras da cachoeira de Emas. Já com o T-27 nivelado o ten Camelier colocou algumas vezes o manche na minhas mãos. Só então pude sentir o quanto o Tucano é uma aeronave maleável. Mas o principal estava por vir sobre as regiões que circundam as cidades paulistas de Pirassununga, Leme, Analândia e São Carlos deixando muita fumaça para trás. A partir dai é que "o pau começou a comer. Com direito a tudo, esperimentei o vôo "faca", quando só consegue ver a asa de apenas um lado, o lancevac, um vôo perpendicularar até a velocidade chegar a zero, é quando a aeronave chega a velocidade zero e começa a descer em parafuso e retoma a velocidade normal. o tunô, vôo de dorso e você sente todo o seu peso sendo escorado por cordéis de aço. E para culminar a manobra mais espetacular: Looping é quando a aeronave faz um giro completo sobre ela mesma e você ve o mundo de cabeça pra baixo. Depois dessa manobra alcancei o interruptor do rádio e só consgui dizer: "Tenente pra mim chega!"
>>>Veja também a revist@-@r, photolink e Dicas do Google...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */