/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, abril 16, 2010

MPB: Johnny Alf

JOHNNY HALF O "PAI DA BOSSA NOVA"
O influente compositor, pianisata e cantor brasileiro Johnny Alf, brasileiro cuja música delicada foi precursora da bossa nova  morreu aos 80 anos, em Santo André, Brasil, em 4 de março deste ano. Apesar de desconhecido para muitos fora de seu país de origem, Alf é altamente considerado pelo mundo da música brasileira. O escritor Ruy Castro, que escreveu vários livros sobre música popular brasileira, afirma com convicção que Alf foi "o verdadeiro pai da Bossa Nova".
Alf foi contemorâneo de grandes nomes da nossa música, entre eles: Antonio Carlos Jobim e João Gilberto. No meu livro "Arquivos de um Repórter", relato uma conversa que tive com Válter SIlva o Picapau, no estúdio da Jovem Pan em São Paulo: "Valter qual foi o papel do Agostinho dos Santos na história da bossa nova?" Valter respondeu: "Além de um intérprete fiel, fez a conexão Alf/João Gilberto. Nesse tempo  Alf tocava na  Lancaster em São Paulo, e descobrui uma nova batida de samba mas não conseguia tocar no piano. Falou pro Agostinho que estava indo para o Rio, que cantarolou para João Gilberto, que no mesmo instante, tocou pela primeira vez a bossa nova no violão. Alf foi o pai da bossa nova", Para o compositor Carlos Lyra em entrevista ao New York Times "Alf abriu as portas para nós com seu jeito de tocar piano, com a sua influência do jazz",O compositor João Donato confirma: "Quando a minha geração chegou ele já havia implantado seu novo estilo. Alf começou sua carreira em meados dos anos 50 tocando em bares e discotecas, numa rua conhecida como Beco do Garrafa em Copacabana. Tendo um estilo musical que era diferente do que qualquer outro na época. Alf teve nuitos músicos jovens seguidores  da sua técnica. Com ele  aprendi todas as harmonias dessa música brasileira moderna, que passou a ser chamada  de e bossa nova."
Nascido Alfredo José da Silva, Alf cresceu no Rio de Janeiro, e  começou a estudar piano quando tinha apenas nove anos, começando pela música clássica. No entanto, o seu amor pelos filmes americanos empurraram-no para o jazz, que mais tarde inspirou a sua composição, 'Seu Chopin Desculpe.
Enquanto ele não pode ter sido a pessoa a colocar bossa nova no mapa, canções como "Eu a Brisa", "O Tempo e o Vento" "Céu e mar" "Ilusão à Toa"e "Rapaz de Bem", um single de 78 rpm lançado em 1955, para muitos são os primeiros registros gravados, estilo este, depois chamado de bossa nova e que veio depois a  influenciar muitos músicos.
Cansado da vida no Rio, Alf mudou para São Paulo em meados dos anos 60 para ensinar em um conservatório. Ele também continuou a desempenhar seu estilo, mas apenas registro durante sua carreira. Alf gravou um álbum repleto de duetos e algumas faixas solo chamado de "Olhos Negros", em 1990, e foi elogiado pela geração mais próxima de músicos como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa.
Com a  morte de Johnny Alf que produziu o que de melhor se fez na nossa música, podemos afirmar com  convicção que a Bossa Nova perdeu o seu verdadeiro "pai"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */