/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, maio 21, 2010

Ecologia

                                                               ALERTA AMBIENTAL
Professor de Ciências Atmosféricas afirma: Redução de 80% na emissão de gases não diminuirá aquecimento do planeta.
Para o climatologista e co-presidente Vicente Barros, do grupo de estudo do Painel Intergovernamental da Organização das Nações Unidas (ONU), “Em 50 anos, o aquecimento da América do Sul será tão forte que o volume dos caudalosos rios do continente será reduzido.” O especialista que é professor na Universidade de Buenos Aires, na Argentina, fez palestra na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), dando um panormama dos problemas do planeta, em seguida concedeu uma entrevista. “Se a humanidade não reagir, acontecerão problemas muito graves. É previsto um grande aquecimento na América do Sul, com 4°C a 5°C a mais na zona do Amazonas, além de menos chuvas no centro do Brasil”, conclui.
O professor respondeu a várias perguntas, das quais, selecionamos as principais:
1 –Os países desenvolvidos conseguirão cumprir, até 2012, o que estabeleceram no Protocolo de Kyoto? O protocolo ratificado em 2004 impôs metas para os países socialistas muito maiores do que as que já existiam em 1997. Mas, com exceção dos Estados Unidos, é possível perceber o cumprimento das metas. Mesmo que países como o Japão apresentem dificuldades, muitos cumprirão os objetivos, o que se comprova com as estatísticas anuais.
2 – A política do novo presidente Obama, poderá ser mais efetiva do que foi a de Bush, que inclusive foi um dos poucos que não assinou o protocolo de Kyoto? Não sou especialista em política norte-americana, mas me parece que Barack Obama não adotará a mesma linha do presidente Bush.
3 – Quais devem ser os efeitos da atual crise econômica mundial nas questões climáticas? É preciso aguardar para ver quanto tempo a crise vai durar. A inovação tecnológica permanece intacta e a crise está mais localizada em alguns países específicos, não atingindo a economia de modo global, como acontecia antes.                4 – Como é possível resolver o problema da emissão de gases? Na Europa e nos Estados Unidos, a maior parte da carga é transportada por barco, trem e, por último, por caminhão. A América Latina têm ótimos rios e não são utilizados. Ainda são priorizadas as estradas. O relatório do IPCC indica mais chances de redução de emissões a nível domiciliar, com o uso de energia solar. Acredito que haja grande possibilidade de redução também no transporte com o uso de combustíveis do futuro (biocombustíveis).
5 – Qual será a situação do Brasil? É previsto um grande aquecimento na América do Sul, com 4°C a 5°C a mais na região  do Amazonas, além de menos chuvas no centro do Brasil. Será perdida a metade da diversidade biológica da Terra devido ao desaparecimento da selva tropical. Além do risco da biodiversidade, haverá um alto custo econômico, já que 90% da energia consumida no Brasil é de origem hidroelétrica.
 6 – Qual o papel da população nesse processo? A tomada de consciência por parte da população é essencial. Serão necessárias várias gerações para que ocorram mudanças culturais, relacionadas ao sistema econômico, para que as pessoas entendam que maior consumo não tem relação com felicidade. Acredito que os esforços de adaptação se concentrem nas chamadas adaptações reativas, que maior consumo não tem relação com felicidade. Acredito que os esforços de adaptação se concentrem nas chamadas adaptações reativas, que ocorrem depois que os efeitos das mudanças climáticas já estão consumados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */