/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, setembro 16, 2010

GRANDES OBRAS DE ENGENHARIA

 O TÚNEL QUE LIGA DOIS PAÍSES É sempre bom conhecer mais detalhes sobre a evolução da engenharia. Embora já tenha mais de  15 anos , o Eurotúnel, Túnel da Mancha, é um túnel ferroviário  que agilizou um sério e dispendioso para duois importantes  países. Desde 1994, o que era feito sobre o mar, desde então a situação se inverteu. França e Inglaterra estão ligados por baixo d'água. A sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o segundo mais longo túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo ‘’Túnel de Seikan’’ no Japão.
Construção
A escavação do tunel demorou sete anos e empregou 15000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados. O empreiteiro principal foi a TransManche Link, um consórcio que englobava 10 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas grandes máquinas, tunnel boring machine (TBM). Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com
concreto. Quando as TBMs se encontraram, sensivelmente a meio do túnel, a máquina francesa foi desmantelada, enquanto que a inglesa foi derivada para as rochas e aí, abandonada. Quase 4 milhões de metros cúbicos de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m².
O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado ao outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente. Detalhes Finais
O encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha em
1 de dezembro de 1990, num crossover (passagens que permitem trens passar de um túnel a outro), tornou possível caminhar em terra seca da Inglaterra à Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás. Os britânicos e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro.O túnel foi oficialmente inaugurado pela Rainha britânica Elisabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1994.
Estatísticas
O túnel possui 50 km de comprimento, sendo que 39 deles estão debaixo do mar. A profundidade média é 40 metros abaixo do solo do mar. Foi aberto para uso comercial ainda em 1994, e os trens carregam veículos e passageiros. Quase 7 milhões de passageiros fazem a travessia de 35 minutos todo ano.
A Sociedade Americana de Engenheiros Civis declarou o túnel uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Um comentário:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaafffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ate q a reportagem ta boa!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */